Foto: Freepik
Sam Bankman-Fried (SBF), ex-CEO da falida FTX, pode pegar até 20 anos de prisão. Sua prisão pode ocorrer devido a diversos crimes contra o sistema financeiro e contra estadunidenses devido a falência e má gestão da FTX.
De acordo com alguns advogados que falaram para a Forkast, a prisão do SBF pode ocorrer em breve. Segundo eles, isso depende da escala de possíveis violações legais relacionadas ao caso da exchange e de como as autoridades vão lidar com isso.
Conforme afirmou Richard Levin, do escritório Nelson Mullins Riley & Scarborough, a condenação vai depender do número de violações e do valor em dólares do caso. Ele acredita que SBF pode pear até 20 anos de prisão pelos seus crimes e atos na FTX.
Enquanto isso, Braden Perry, sócio do escritório de advocacia Kennyhertz Perry, vai mais longe em seus cálculos. Ele afirma que SBF pode pegar prisão perpétua federal e sem possibilidade de liberdade condicional.
Segundo Perry, isso ocorre com base nas diretrizes federais de condenação nos Estados Unidos. Segundo sua análise, se a pena de SBF ultrapassar os 43 pontos que medem o nível de condenação no país norte-americano, ele pegará prisão perpétua.
“Qualquer perda maior que US$ 550 milhões soma cerca de 30 pontos. Além disso, se houver mais de 25 vítimas, são mais seis pontos. A utilização de mercados regulamentados acrescenta quatro pontos. Os meios de comunicação sofisticados acrescentam mais dois e um elemento jurisdicional acrescentaria outros dois”, afirmou.
O procurador Richard Levin, por sua vez, disse que os promotores estaduais provavelmente apresentarão acusações contra SBF relacionadas a violações das leis de valores mobiliários dos EUA .
“Também pode haver processo relacionado a fraude eletrônica e lavagem de dinheiro (…). Portanto, há sanções criminais que podem ser trazidas ou ações de execução que podem ser feitas pela SEC e CFTC”, acrescentou.