Menos de 24 horas após ser contratado pela Microsoft, Sam Altman, da OpenAI, deixou seu novo cargo. De acordo com o perfil da OpenAI no X, Altman decidiu retornar ao cargo de CEO da empresa após fechar um acordo. O retorno ocorreu de maneira imediata e Altman já reassumiu suas funções.
Conforme noticiou o CriptoFácil, Altman deixou o cargo de CEO na OpenAI e foi para a Microsoft, onde atuaria como líder da equipe de Inteligência Artificial da empresa. A volta do CEO marca um drama e reviravoltas que se desenrolam na OpenAI, cujo conselho demitiu Altman após desconfiar de sua capacidade de liderança.
Já o CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou a volta de Altman para a empresa. Com isso, ele desiste de ocupar o cargo de líder de IA da gigante. Nadella disse que a desistência ocorreu de “comum acordo” e parabenizou Altman pelo seu retorno para a antiga companhia. Vale ressaltar que a Microsoft é a maior investidora da OpenAI.
Sam Altman retorna à OpenAI
A OpenAI revelou que existe um acordo para o retorno de Sam Altman como CEO. Esse acordo inclui a formação de um novo conselho inicial com Bret Taylor como presidente, juntamente com Larry Summers e Adam D’Angelo. Dessa forma, Altman terá um conselho mais favorável a sua permanência, ao contrário da composição anterior.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, as partes ainda estão discutindo as especificidades deste acordo. A OpenAI expressou gratidão pela paciência demonstrada por Altman e pelo conselho durante este processo. Por outro lado, Nadella declarou que apoia a volta de Altman à OpenAI, após sua demissão na semana passada.
“Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros”, disse Nadella.
Retribuindo este anúncio, Sam Altman afirmou seu amor pela OpenAI e esclareceu que todas as ações recentes visaram a preservação da equipe e de sua missão. A volta de Altman ocorreu em parte graças à Nadella, já que o CEO da Microsoft aprovou a composição no novo conselho.
De volta ao seu cargo, o novo velho CEO da OpenAI espera desenvolver a forte parceria entre a empresa e a Microsoft. Greg Brockman, aliado de Altman, também confirmou seu retorno à OpenAI.
Microsoft discute mudanças de governança com OpenAI
Com um investimento de US$ 13 bilhões na OpenAI, a Microsoft está agora discutindo algumas mudanças de governança que planeja solicitar do conselho da empresa. Isso inclui possíveis mudanças de governança na OpenAI, buscando aumentar a eficácia do conselho e garantir um melhor alinhamento com a gigante.
De fato, a Microsoft, como principal investidora, é grande interessada em manter a estabilidade da empresa.
As alterações propostas podem envolver o aumento do tamanho do conselho e a elevação do limite de experiência dos seus membros. Fontes familiarizadas com a Microsoft, sob anonimato, revelaram que a empresa pretende fortalecer a sua posição e influência na tomada de decisões em manobras estratégicas significativas.
Em meio a todo o drama da diretoria em torno da demissão de Sam Altman, a OpenAI pediu a seus funcionários que se concentrassem no trabalho. A OpenAI está redirecionando seu foco para o desenvolvimento de produtos e parcerias, buscando minimizar distrações decorrentes de incertezas de liderança.
Numa mensagem dirigida aos funcionários da OpenAI na terça-feira (21), Peter Deng, vice-presidente de Produto da empresa, comunicou a decisão de canalizar a energia da empresa para o desenvolvimento de produtos inovadores. Esta mudança estratégica visa promover um ambiente mais produtivo e minimizar as perturbações causadas pelas discussões contínuas de liderança.
- Leia também: Binance nomeia novo CEO e fundador CZ admite erros