Você sabe o que é tokenização? O que representa “ter um token”? O Token é uma representação de um ativo físico no mundo digital.
Quando falamos de criptoativos, estamos falando de tokens criptografados, o que gera ainda mais segurança para todo o processo de tokenização.
Você pode ter se perguntado se o que estamos falando é igual ao token que você usa para acessar a sua conta no banco. É mais ou menos…
Por dentro da tokenização
Na verdade, esse token que você usa é a representação de uma chave única para acesso a um cofre, sua conta bancária, e o detalhe é que todas as vezes que você usa essa chave, ela muda.
Quando eu falo em um token criptografado, eu estou representando algo físico de maneira digital.
Ou seja, o processo de tokenização é transformar um ativo físico em digital. Por exemplo, suponha que você tenha uma barra de ouro de 1kg.
Hoje ela vale mais ou menos R$ 330.000,00. Você conhece alguém que queira comprar uma barra inteira de ouro nesse valor? Uma alternativa para isso é a tokenização.
Você validaria o seu ouro como verdadeiro em alguma instituição que te desse um certificado, e transformaria essa barra em 1.000 tokens criptografados.
A partir disso, eu posso vender 1 token (que representa 1g de ouro) de cada vez, o que aumenta a possibilidade de venda. Esses tokens sempre serão lastreados no preço atualizado do ouro.
Ou seja, a partir do momento que o meu comprador comprou um token e percebeu que depois de um tempo ele vale mais do que valia quando o comprou, ele pode vendê-lo para outra pessoa. Este processo é importantíssimo.
Tokenização na vida real
Como exemplo real, um prédio na Suiça valendo alguns milhões de francos suiços foi tokenizado e vendido em apenas algumas horas.
Isso porque vendê-lo em “pequenos pedaços”, em tokens, foi muito mais fácil. Sacou? Além dos grandes investidores, os pequenos também podem se beneficiar com ótimas oportunidades.
Logicamente, cada país tem a sua lei e, como no caso da Suiça, existem países muito mais avançados nesse contexto. No Brasil tudo é muito embrionário e precisamos avançar muito ainda.
Vou listar mais algumas vantagens de “tokenizar” alguma coisa: oferecer bons investimentos para pequenos investidores; aumentar liquidez de um ativo; globalizar o investimento; mercado funcionando 24 horas, 7 dias na semana.
Sinceramente, acho que a tokenização vai ser muito usada no futuro e é importante que já estejamos ligados nisso.
Leia também: Coluna do TradingView: criptomoedas rompendo resistências
Leia também: Fundos de Investimento: Saiba o que são e quanto pode render
Leia também: Kriptosteel: vale a pena ter?
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil