Elon Musk, criador de empresas inovadoras como a Tesla e a SpaceX, tem muito o que comemorar neste final de mês. Afinal, ele é a única pessoa do planeta que pode bater no peito e dizer: “controlo o único investimento que superou a rentabilidade do Bitcoin este ano”.
A constatação pode ser vista ao analisarmos números da Chicago Board and Option Exchange (Cboe) e divulgados pelo analista de mercado Mati Greenspan em seu Twitter. O gráfico mostra que as ações da Tesla (TSLA) apresentaram uma expressiva valorização de 38% desde 1º de janeiro, contra 30% do criptoativo.
Embora o Bitcoin tenha se beneficiado das pressões geopolíticas entre EUA e Irã e do surto de Coronavírus na China, seus retornos ainda não conseguiram superar os de Tesla. “Aparentemente, (Bitcoin) não é o ativo com melhor desempenho este ano”, resumiu Greenspan.
Prejuízos seguidos, valorização recorde
A montadora de carros elétricos de Musk tornou-se a estrela das bolsas de valores este mês, desafiando as pressões macro e as expectativas de muitos investidores que viam o modelo de negócios da Tesla como “insustentável”. Na quarta-feira, 29 de janeiro, a ação da Tesla alcançou US$589,00, o maior valor em toda a sua história.
O fato mais impressionante é que a Tesla faz parte de uma categoria de empresas que não gera lucro, grupo na qual também estão inclusas Uber, Netflix e outras empresas conhecidas inclusive dos brasileiros. De acordo com o site Macrotrends, desde 2010 a Tesla acumula sucessivos prejuízos em suas operações, dependendo basicamente de emissão de ações e títulos de dívida para se manter operante.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ainda assim, as ações da empresa acumulam uma valorização de quase 1200% desde que a Tesla abriu capital na Nasdaq, a bolsa de tecnologia norte-americana, em 2010.
No quesito longo prazo, porém, o Bitcoin supera em muito a empresa de Elon Musk, com uma valorização superior a 4.000% nos últimos cinco anos.
Apesar de não investir diretamente em Bitcoin ou outras criptomoedas, Musk já se revelou um grande fã delas e também do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Conforme relatou o CriptoFácil, Musk afirmou em um podcast recente que enxergava um “criptoativo como um substituto eficaz para o dinheiro”.
Leia também: Elon Musk faz novo comentário sobre criptomoedas em podcast da Tesla