Início » Últimas Notícias » Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamentos por gás, sugere legislador
Economia

Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamentos por gás, sugere legislador

Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamentos por gás, sugere legislador
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Em meio às sanções após invadir a Ucrânia, a Rússia pode recorrer ao Bitcoin como forma de pagamento pelo petróleo e gás exportados e por outros recursos.

Foi o que sugeriu o presidente do Comitê de Energia da Duma da Rússia (parlamento russo), Pavel Zavalny, durante uma entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (24).

Publicidade

De acordo com Zavalny, a Rússia pode vender gás para o Ocidente por rublos. Ou então, pode comercializar seus produtos para países “parceiros”, como Turquia e China, tanto pela moeda russa quanto por Bitcoins.

Vale destacar que no ano passado a China baniu qualquer negócio envolvendo criptomoedas, desde negociações à mineração. Portanto, é pouco provável que a nação asiática opte por comprar da Rússia com BTC. 

“Há algum tempo oferecemos à China a mudança para transações em moedas nacionais, como o rublo e o renminbi. Com a Turquia, isso seria a Lira e o Rublo. Os conjuntos de moedas podem ser diferentes; é uma prática comum. Se fosse necessário negociar com Bitcoin, nós o faríamos”, afirmou Zavalny.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Negócios com Bitcoin

A estratégia da Rússia em só aceitar pagamentos em rublos é uma tentativa de fazer a moeda nacional voltar a subir. Ao mesmo tempo, o país quer cortar o uso do dólar americano e do euro.

“Para nós, essa moeda se transforma em embalagens de doces”, comentou Zavalny. “Perdemos todo o interesse em euros e dólares”, afirmou Zavalny.

Na quarta-feira (23), o presidente russo Vladimir Putin anunciou que a Rússia começaria a exigir pagamentos em rublos por gás natural de “países hostis”. Ele também ordenou que o banco central desenvolvesse um mecanismo para o país aceitar esses pagamentos dentro de uma semana.

Publicidade

Enquanto isso, a aceitação do Bitcoin pode ser uma maneira para o país tentar contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Além disso, o BTC é uma moeda digital descentralizada que não tem limitações transfronteiriças, tampouco algum tipo de controle governamental.

Seu rival na guerra, a Ucrânia, também recorreu aos criptoativos para se armar. De acordo com a plataforma Elliptic, mais de US$ 100 milhões em Bitcoin, Ethereum Polkadot, Dogecoin e outras moedas digitais foram doadas à Ucrânia desde o início da invasão há cerca de um mês.

Publicidade

Leia também: Banco da Inglaterra esboça estrutura regulatória para criptomoedas

Leia também: Exxon testa mineração de Bitcoin com excesso de gás, diz Bloomberg

Leia também: Cardano salta 17% após Coinbase lançar staking para a criptomoeda; veja como fazer

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamentos por gás, sugere legislador”

  1. Pingback: Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamentos por gás, sugere legislador

Deixe um comentário