Após um hack histórico no dia 23 de março deste ano, em que perdeu cerca de R$ 3 bilhões em criptomoedas em valores da época, a sidechain Ronin, do game play-to-earn (P2E) Axie Infinity, segue adotando medidas para aumentar a segurança da ponte.
Dessa vez, a Ronin adicionou três novos validadores à rede, elevando o total para 17. De acordo com a Sky Mavis, responsável pela Ronin, a adição recente é mais um passo em sua meta inicial para chegar a 21 validadores. Os novos validadores são a Efficient Frontier, a Community Gaming e a Nansen.ai.
Conforme destacou a Sky Mavis, os validadores da rede têm o importante dever de garantir o processamento correto de todas as transações na rede. Além disso, eles atuam como apoiadores do ecossistema e suas avaliações têm como base as suas contribuições para o ecossistema.
“Os validadores de hoje foram selecionados para garantir que a Ronin tenha validadores ativos, responsivos e seguros apoiando a rede como parte do compromisso da Sky Mavis de reforçar nossa segurança”, disse a empresa.
Efficient Frontier
A Efficient Frontier (EF) é uma empresa de negociação algorítmica de ativos digitais, bem como uma formadora de mercado em exchanges centralizadas e descentralizadas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com a Sky Mavis, a equipe da EF trabalha em colaboração com a Sky Mavis desde 2020. O seu foco principal é criar mercado para a rede Ronin e garantir a liquidez para os tokens no ecossistema.
“Eles são uma equipe corporativa que garantirá que o nó Ronin seja estável e seguro”, disse a Sky Mavis.
Community Gaming
O outro novo validador é o Community Gaming, uma plataforma “tudo-em-um” que está construindo uma infraestrutura para promover o crescimento da comunidade em jogos e e-sports da Web 3.0.
“A sua missão é permitir que milhões de jogadores monetizem a sua paixão por jogos, fornecendo uma plataforma que equipes de jogadores, organizadores e desenvolvedores de jogos com as ferramentas necessárias para criar, facilitar e participar de torneios e missões de e-sports”, resumiu a Sky Mavis.
Nansen.ai
Por fim, o último novo validador é a Nansen.ai, uma plataforma de análise de blockchain, que combina dados on-chain com um banco de dados contendo milhões de dados de carteira.
De acordo com a empresa, a Nansen fornece informações detalhadas sobre os dados da Rede Ronin.
Hack à Ronin
Conforme noticiou o CriptoFácil, o hack à Ronin do Axie Infinity ocorreu em março e comprometeu cinco das nove chaves de nós validador na sidechain.
Para realizar o ataque, os hackers usaram chaves privadas roubadas para ter acesso aos nós. Em seguida, eles forjaram retiradas falsas, obtendo acesso aos tokens roubados. O hacker usou essas chaves para roubar 173 mil Ether (ETH) e 25,5 milhões na stablecoin USD Coin (USDC).
Mais tarde, a Sky Mavis arrecadou fundos, inclusive da Binance, para compensar o ataque. A empresa também anunciou que o reembolso dos usuários afetados teve início no dia 28 de junho.
Leia também: Mercado Coin: Mercado Livre anuncia token próprio
Leia também: Binance lança staking de THETA com APR superior a 29%
Leia também: Domínios do Ethereum Name Service (ENS) ultrapassam 2 milhões após quebrar recorde em julho