Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Ronaldo Lemos sugere a Jair Bolsonaro o uso de blockchain para criação de novo partido

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 22/11/2019
  • às 14:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Ronaldo Lemos sugere a Jair Bolsonaro o uso de blockchain para criação de novo partido
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O especialista em tecnologia, advogado e colunista da Folha de São Paulo Ronaldo Lemos sugeriu que o Presidente da República Jair Bolsonaro use blockchain em seu plano para criar um novo partido no Brasil, segundo texto publicado recentemente na Folha de São Paulo. Segundo Lemos, Bolsonaro pode não ter sucesso em sua empreitada para criar um novo partido uma vez que as regras do Tribunal Superior Eleitoral tornam a tarefa “complicada”.

Isso porque, para criar um partido é preciso recolher assinaturas de pelo menos 0,5% dos votos válidos na eleição passada, mais ou menos 500 mil assinaturas. Também é necessário colher assinaturas em todos os estados com pelo menos 0,1% do eleitorado de cada lugar.

Publicidade

Para fazer isso, Bolsonaro pretende usar um sistema de recolhimento de assinatura digital por meio de um aplicativo. Contudo este sistema só é validado pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de Certificado Digital.

“Obviamente, o impacto negativo vai além da criação de partidos. Sem uma forma digital de assinar documentos e comprovar identidades, os serviços públicos brasileiros permanecem na idade da pedra, condenados a serem prestados em papel e a exigir a presença física do cidadão toda vez que um novo procedimento é iniciado”, diz.

Neste, ponto, segundo Lemos, é que a coisa “dá nó”, pois embora seja um sistema antigo no Brasil, com mais de 18 anos, sua adesão ainda não representa nem 3% da população e também estaria defasado frente a novas tecnologias de certificação digital como blockchain.

“Desde 2001, quando o certificado foi regulamentado no Brasil, a tecnologia mudou totalmente. Hoje é possível usar blockchain e uma infinidade de outras formas de comprovar a identidade e validade de uma assinatura eletrônica. Mesmo assim, o modelo do ITI permanece sendo tratado como legalmente superior a todas as outras formas disponíveis.”

Desta forma, Lemos sugere que o presidente revogue a medida provisória 2.200-2 que regulamenta o ITI para abrir caminho para o reconhecimento de novas formas de certificação digital, “ficará plantada a pedra fundamental para revolucionar a eficiência dos serviços públicos e transações privadas no país”, finaliza.

Publicidade

Leia também: Reformas do governo de Jair Bolsonaro podem impulsionar o Bitcoin no Brasil

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.