Rollups, uma solução de layer 2 para o Ethereum, agora são parcialmente suportados no Bitcoin. A solução inovadora na rede BTC, torna o processamento de transações mais rápido e barato
A novidade foi trazida pelo Rollkit, uma autodenominada “estrutura modular para rollups”. Ela permitirá aos desenvolvedores criarem rollups com ambientes de execução arbitrários, que herdam as garantias de disponibilidade de dados e garantias de segurança do Bitcoin.
De acordo com o comunicado da Rollkit, graças à essa integração “agora é possível executar o EVM (Ethereum Virtual Machine) no Bitcoin como um rollup Rollkit soberano”.
Além disso, o comunicado destaca que isso ajudará a criar um mercado de taxas saudável no Bitcoin. A empresa destaca também a possibilidade de expandir as possibilidades dessas soluções de layer 2.
A integração proposta pelo Rollkit é baseada em Taproot e Ordinals. A primeira é uma atualização de protocolo que entrou no ar em 2021 e que, entre outras coisas, aumentou o espaço disponível em uma parte das transações chamada Witness. Esse aumento permitiu o surgimento dos Ordinals, os famosos NFTs no Bitcoin, que armazenam dados na rede em formato hexadecimal.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Reguladores fazem aliança global para testar tecnologias financeiras incluindo blockchain e DLT
Rollups no Bitcoin
Embora essa novidade não signifique que haverá rollups rodando diretamente no Bitcoin, pois a execução do rollup é feita ao contrário e exige a criação de outra camada, os desenvolvedores agora podem usar essa rede para a disponibilidade de dados de seus produtos.
“Nesse caso, esses rollups soberanos gerenciam sua própria execução e, ao mesmo tempo, descarregam o consenso e a disponibilidade de dados para o Bitcoin”, afirmam os desenvolvedores.
Os desenvolvedores esclareceram a questão no Twitter, destacando que essa novidade não se trata de segundas camadas, mas sim de colocar dados nas testemunhas segregadas. Esse recurso foi ativado pela atualização do Segwit, e o Taproot apenas tornou isso mais fácil, do ponto de vista de especialistas.
A integração do Rollkit com o Bitcoin aumenta o uso da rede para disponibilidade de dados e pode representar um avanço significativo para o ecossistema de criptomoedas.
Ainda é cedo para dizer como essa novidade impactará o ecossistema da criptomoeda, haja visto que os NFTs Ordinals já geraram muita discussão e até protocolos de censura no Bitcoin.