Roger Ver, também conhecido como o “Jesus do Bitcoin” e criador do site Bitcoin.com, realizou um movimento bastante ousado na última quarta-feira, 18 de abril. Através de sua conta no Twitter, Ver disparou uma oferta ousada ao site Reddit: o pagamento de US$100 mil caso o fórum online indique um moderador para o tópico r/bitcoin que “apoie a liberdade de expressão”.
A proposta do empresário e entusiasta das criptomoedas surge em um momento no qual os atuais moderadores do tópico estariam sendo acusados de censura através do banimento ou da exclusão de comentários que apresentassem opiniões contrárias às dos moderadores. Para justificar o seu posicionamento, Roger Ver anexou junto ao seu tuíte um texto postado no blog Medium. Intitulado A (brief and incomplete) history of censorship in /r/Bitcoin, o texto, escrito por um usuário que se intitula John Blocke, traz casos e relatos de pessoas que supostamente sofreram com censura ou que já presenciaram episódios do tipo, bem como datas de comentários que teriam sido apagados.
Além disso, Ver também cita em seu tuíte o fato de que o Reddit ainda não é uma empresa lucrativa, fazendo alusão à uma entrevista dada em 13 de julho de 2016 pelo CEO da plataforma Steve Huffman, onde ele afirma que até aquele momento o Reddit ainda não dava lucros.
Roger Ver, que também é fundador do Bitcoin Cash, não é o único a lançar críticas sobre a moderação do r/Bitcoin, já que especialistas do Cryptoverse, incluindo criador do Ethereum, Vitalik Buterin, também andaram denunciando as práticas do tópico. Em fevereiro, Vitalik fez críticas em seu Twitter ao moderador do tópico Theymos.
“Você pode censurar usuários em sua própria plataforma, se quiser. Mas se você finge estar administrando uma plataforma aberta de uma comunidade quando, na verdade, se engaja em realizar uma moderação parcial, então estará sujeito ao escárnio e a críticas justificadas.”