Em tempos de declaração de Imposto de Renda, as dúvidas para quem tem criptoativos tornam-se ainda maiores. Por isso, a Stratum Blockchain Tech resolveu organizar um bate-papo para esclarecer as diversas questões que envolvem o universo jurídico e tributário das moedas digitais.
O MeetUp Cripto Legal será realizado nesta quarta-feira, 20 de março, às 19h, na Fábrica Working Bar, em Florianópolis, e abordará temas como regulamentação, tributação e outros aspectos jurídicos e contábeis. O evento terá a presença de profissionais renomados na área, como o empresário Rocelo Lopes; a advogada paulista Lisa Worcman, especialista em tributação de cripto; a advogada Paula Gaspary; e o gerente da Stratum Anderson Vieira. As inscrições são gratuitas.
Recentemente, como mostrou o Criptomoedas Fácil, até o dia 14 de março de 2019, cerca de 2.815.663 declarações de Imposto de Renda foram recebidas. As novas regras para declaração do IR estão dispostas na Instrução Normativa nº 1871 e, de acordo com especialistas, elas devem elevar em, no mínimo, 4,5% o total de impostos a serem pagos ao Governo Federal. Além disso, haverá uma semana a menos (comparado com o prazo do ano passado) no prazo para entregar a declaração.
No caso do Bitcoin e outras criptomoedas, a situação permanece a mesma do ano passado. Embora não exista legislação específica sobre o tema no Brasil, a Receita Federal orienta que os criptoativos sejam informados no campo “Bens e Direitos”, código 99 (Outros Bens e Direitos), e além da informação, também deve existir uma descrição detalhada da compra (onde foi adquirido, data, preço pago, etc).
O Criptomoedas Fácil elaborou um Guia Completo com orientações sobre como declarar suas criptomoedas em 2019. Confira!
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Bitcoin e imposto de renda: saiba quem é o alvo da Receita Federal e os problemas dessa briga