De olho no crescente mercado de Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs), a Ripple, emissora do XRP, lançou nesta quinta-feira (18) uma plataforma de CBDC direcionada à governos e bancos centrais de todo o mundo.
Conforme destacou a Ripple em um comunicado, mais de 90% dos países do mundo já estão explorando, desenvolvendo e implementando CBDCs. O objetivo dessas nações é aumentar a inclusão financeira, bem como reduzir o custo e o risco dos processos de pagamento domésticos e internacionais.
Dessa forma, a empresa lançou a Ripple CBDC Platform. Trata-se de “uma solução ponta a ponta sem atrito para bancos centrais, governos e instituições financeiras emitirem sua própria moeda digital do banco central”. A Ripple CBDC Platform tem aplicações para CBDC de varejo ou de atacado e até mesmo para emissão de stablecoins.
Ripple CBDC Platform
A solução da Ripple faz uso da mesma tecnologia usada no XRP Ledger (XRPL), blockchain de camada 1 de código aberto, público e descentralizado.
O objetivo da plataforma é permitir que os usuários gerenciem e personalizem todo o ciclo de vida da CBDC, transação e distribuição do banco central. Além disso, as instituições financeiras que detêm quantidades significativas da moeda digital poderão gerenciar e participar das funções de liquidação e distribuição interinstitucionais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A solução oferece ainda carteiras de usuário final. Dessa forma, usuários de CBDCs, poderão manter suas moedas digitais com segurança e pagar e receber pagamentos por bens e serviços de forma simples, incluindo transações off-line.
“A parceria com a Ripple para ajudar a criar nossa moeda digital nacional faz parte de nosso compromisso de liderar em inovação e tecnologias financeiras, o que proporcionará aos cidadãos de Palau maior acesso financeiro”, disse Surangel Whipps Jr, Presidente da República de Palau.
James Wallis, vice-presidente de compromissos e CBDCs do banco central, destacou que a plataforma ajudará a resolver problemas para muitos bancos centrais e governos que estão elaborando planos e desenvolvendo uma estratégia de tecnologia para implementações de uma CBDC.