A equipe Ripple anunciou o lançamento de seu novo produto de empréstimo de criptomoeda.
Segundo a empresa o serviço permitirá que pequenas e médias empresas (PMEs) tenham acesso a capital em XRP.
Desta forma, ao invés de fazerem empréstimos em dólares ou outras moedas nacionais, as empresas interessadas podem captar o criptoativo da Ripple.
A solução chama-se “Linha de Crédito” e já está funcionando na RippleNet em sua versão beta.
Segundo comunicado oficial, o serviço está à disposição dos clientes da plataforma On Demand Liquidity (ODL) da Ripple. Essa rede é formada por empresas que utilizam a criptomoeda XRP para efetuar pagamentos transfronteiriços.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Desta forma, bancos brasileiros como o Topázio, Bradesco, Itaú, entre outros poderão pedir empréstimos neste sistema.
XRP para pagamentos internacionais
A empresa observou que os usuários do ODL poderão acessar capital em XRP para pagamentos internacionais por meio de um contrato de crédito simples.
Da mesma forma, a empresa ressalta que essas operações terão a sobretaxa de uma taxa “inferior à maioria das opções de crédito disponíveis”. A Ripple não especificou, no entanto, qual será o valor.
A “Linha de Crédito” da Ripple estará disponível para empresas em qualquer lugar do mundo, conforme destacou o comunicado.
Nesse sentido, os empréstimos podem ser enviados para qualquer destino e patrocinados na moeda fiduciária de sua escolha.
O comunicado indica ainda que o objetivo deste novo serviço financeiro é atender à demanda de empréstimos solicitados por PMEs do setor de tecnologia financeira (Fintech).
Isso porque essas fintechs que estão em pleno desenvolvimento, tendem a não ter capital suficiente para expandir seus negócios. Além disso, têm dificuldade de acesso a soluções de crédito no mercado bancário tradicional.
XRP
O novo serviço da Ripple foi projetado para fornecer uma alternativa financeira para essas empresas, sugere o comunicado. E, para atingir esse objetivo, vários clientes da plataforma ODL já estão testando o serviço.
Ao que se sabe, os clientes EAD da Ripple já somam duas dezenas e conta com a presença de empresas reconhecidas como a MoneyGram.
Portanto, eles seriam os primeiros beneficiários desse novo lançamento, que expande internacionalmente o mercado de empréstimos em criptomoedas.
Leia também: Nubank é o novo Bank of America, diz especialista
Leia também: Investidores institucionais farão Bitcoin disparar, defende empresário
Leia também: Satoshi na ativa? 1.050 BTC parados há 10 anos são movimentados