Início » Últimas Notícias » Ripple fecha parceria com BNY Mellon para custódia de sua stablecoin
Parceria

Ripple fecha parceria com BNY Mellon para custódia de sua stablecoin

ripple-stablecoin
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Ripple, empresa de ativos digitais focada em pagamentos, anunciou na quarta-feira (9) que o BNY Mellon será o custodiante principal dos ativos de reserva que lastreiam a stablecoin Ripple USD (RLUSD). A iniciativa visa ampliar a segurança e a credibilidade do token, que foi lançado em dezembro do ano passado.

De acordo com o comunicado oficial, o BNY Mellon, considerado um dos bancos de custódia mais tradicionais do mundo, com mais de US$ 53 trilhões em ativos sob gestão, será responsável por proteger as reservas do RLUSD. Além disso, irá oferecer serviços bancários de transações, como conversões no processo de emissão e resgate da stablecoin.

Publicidade

A Ripple USD, também conhecido pela sigla RLUSD, é regulamentado pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) e tem como lastro Títulos do Tesouro americano de curto prazo, fundos de mercado monetário e dinheiro em espécie.

BNY Mellon será custodiante da stablecoin da Ripple

Jack McDonald, vice-presidente sênior de stablecoins na Ripple, destacou que o BNY Mellon alia experiência comprovada em custódia com um compromisso de avançar na infraestrutura de ativos digitais. Isso reforça, segundo ele, o posicionamento da RLUSD no mercado de stablecoins.

O movimento ocorre em um momento em que os stablecoins ganham espaço no sistema financeiro tradicional, impulsionados por debates regulatórios nos Estados Unidos para formalizar diretrizes específicas para esse segmento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além da parceria com o BNY Mellon, a Ripple deu outros passos estratégicos no setor financeiro norte-americano. A empresa protocolou um pedido de licença bancária nacional junto ao Escritório de Controladoria da Moeda dos EUA (OCC).

Além disso, solicitou uma conta master junto ao Federal Reserve. Se aprovado, o pedido permitirá que a Ripple custodie diretamente as reservas do RLUSD no banco central, integrando ainda mais a stablecoin ao sistema financeiro dos Estados Unidos.

Expansão da Ripple USD (RLUSD)

A Ripple USD vem apresentando crescimento de demanda, acompanhando o aquecimento do mercado de stablecoins. Dados da CoinGecko mostram que a capitalização de mercado do RLUSD ultrapassou US$ 500 milhões, registrando uma alta de mais de 30% no último mês.

Publicidade

Para especialistas, a aliança entre Ripple e BNY Mellon fortalece a confiança de investidores institucionais na custódia de stablecoins regulamentadas, sobretudo em um cenário onde o setor busca se adequar às exigências de transparência e conformidade nos Estados Unidos.

O avanço da Ripple USD com custódia do BNY Mellon também abre espaço para novas parcerias e adoção de soluções financeiras baseadas em blockchain dentro de instituições tradicionais. Afinal, cria um ecossistema mais conectado entre finanças tradicionais e ativos digitais.

A RLUSD é hoje a 16ª maior stablecoin em valor de mercado. A moeda digital estável fica atrás de ativos como USDT, USDC, PYUSD, XAUT etc.

Publicidade
Lista de stablecoins - Fonte: CoinGecko
Lista de stablecoins. Fonte: CoinGecko
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil