A Ripple, empresa por trás do XRP Ledger (XRPL), está no centro de uma controvérsia crescente após editar um clipe de podcast, gerando tensões sobre transparência e engajamento da comunidade de desenvolvedores do XRP.
O incidente ocorreu durante a série de podcasts da Ripple intitulada “Exploring Ripple’s New Stablecoin Ripple USD”, que contou com a participação do CTO David Schwartz e da presidente Monica Long. A série se concentra no lançamento da nova stablecoin da Ripple e nos aspectos do ecossistema XRP Ledger.
A polêmica surgiu devido a uma edição na declaração de Monica Long no podcast original. Long discutiu o engajamento dos desenvolvedores no XRP Ledger, mencionando que havia milhares de desenvolvedores trabalhando com o XRP.
“Já existem milhares de desenvolvedores construindo projetos. Mas para realmente ver esse volante ganhar mais impulso, você precisa ter ativos de alta qualidade. Em particular, agora, precisamos de aplicações on e off ramp que sejam confiáveis e eficientes. Então, isso tem sido principalmente na forma de stablecoins”, disse.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, na versão postada no YouTube, a frase sobre “milhares de desenvolvedores construindo projetos” foi removida.
- Leia também: Volume de negociação em DEX atinge US$ 186 bilhões em julho, alta de 18% em relação a junho
Ripple é criticada
Daniel “No” Keller, CTO da Eminence e embaixador da XRPL, foi um dos primeiros a expressar suas preocupações publicamente. Em um tuíte direcionado a Schwartz e Long, Keller questionou a razão por trás da alteração.
“Ei, David Schwartz e Monica Long! Por que vocês fariam upload de um clipe de podcast e depois o retirariam para reenviar uma versão alterada? O que aconteceu com a parte dos ‘milhares de desenvolvedores’? A Ripple e a @RippleX falharam com a comunidade. Por que continuar fingindo que está tudo bem?”
Os comentários de Keller refletem um sentimento mais amplo entre os desenvolvedores, que se sentem desvalorizados pelas decisões da Ripple.
“Poderíamos consertar o ecossistema em um piscar de olhos. Mas presumo que ninguém do SEU LADO esteja interessado em fazer isso. Você poderia consertar o livro-razão, mas sua escolha foi não fazer isso. Por qualquer motivo…”
Essas declarações ecoaram na comunidade XRPL, onde muitos se sentem desiludidos com o compromisso da Ripple com a transparência e o engajamento da comunidade.
Stephen Chip, cofundador da onthechain.io, também criticou a Ripple por sua falta de suporte ao ecossistema de desenvolvedores. De acordo com Chip, a empresa deixou os devs “no escuro” quando se trata de financiamento de subsídios.