Jason Bloomberg, escritor colaborador da Forbes, escreveu um artigo intitulado “JPM Coin From JP Morgan Chase Vs. Crypto Fans: Who’s Missing The Point?”. No artigo, postado no site da agência de notícias, Bloomberg acusa a Ripple de ser um “golpe” e qualifica a decisão do banco norte-americano de lançar sua criptomoeda como sendo “sábia”.
A segunda frase do título do artigo de Bloomberg (“Quem está errando o ponto?”, em tradução livre) é uma referência à declaração do CEO da Ripple Brad Garlinghouse de que o JP Morgan não “entendeu o ponto” ao lançar uma criptomoeda própria.
“Enquanto a Ripple posiciona o XRP como uma solução de problemas de transações financeiras internacionais entre bancos, há também indicações de que o XRP é essencialmente uma farsa. Bancos ao redor do mundo estão ficando mais sábios e o JP Morgan anunciou sua criptomoeda para preencher o vazio que a aparente desonestidade da Ripple está deixando no mercado. O que estamos vendo é uma mudança de mercado acionada pela Ripple e pelos bancos correspondentes em um modo defensivo.”
Apesar de não apresentar evidências substanciais, o comentário de Bloomberg em relação à Ripple é compartilhado por muitas pessoas que expressam desconfiança no controle de bilhões de XRP que a empresa detém. Para aqueles bem informados sobre a situação entre a Ripple e o XRP, o ponto torna-se controverso. A Ripple toma medidas regulares para se desassociar do controle do XRP em um esforço para promover a descentralização, uma característica que distingue criptomoedas descentralizadas de ativos digitais como a JPM Coin mencionado anteriormente (que é centralizada).
No entanto, a empresa detém participação majoritária na oferta total de XRP, embora essa posição seja mantida por meio de seu serviço de custódia e os tokens não estejam em circulação no mercado. Mas tem sido motivo de discórdia para investidores de XRP e instituições bancárias que possam estar interessados no protocolo de pagamento da Ripple sem se expor ao XRP.
Em 14 de fevereiro, o JP Morgan surpreendeu os mercados com a notícia da JPM Coin, uma criptomoeda que, de acordo com o banco, servirá como uma solução para transações internacionais lentas e caras. Infelizmente para a Ripple, especialistas têm afirmado que o novo produto do JP Morgan competirá diretamente com a startup, que possui exatamente o mesmo objetivo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Semelhante à função do XRP no serviço xRapid da Ripple, a JPM Coin servirá para fornecer liquidez para os clientes do JP Morgan Chase que enviam dinheiro globalmente ou entre instituições. Além disso, a moeda será atrelada ao preço do dólar americano, o que levou muitos a se referirem à moeda como uma stablecoin. No entanto, é aí que as semelhanças entre a JPM Coin e as criptomoedas tradicionais terminam, visto que o banco revelou que não tem intenção de vender sua moeda no mercado aberto.
Até o fechamento dessa matéria, ninguém da Ripple respondeu aos comentários de Bloomberg.
Leia também: Banco JP Morgan lança criptomoeda própria com foco em eficiência e liquidez