A Ripple, empresa por trás do token XRP, anunciou que irá ampliar a programabilidade do XRP Ledger, incluindo a implementação de contratos inteligentes. De acordo com o anúncio, o objetivo é proporcionar maior personalização para desenvolvedores, empreendedores e usuários em diversas aplicações, impulsionando a inovação e atraindo desenvolvedores interessados nas capacidades expandidas do XRP Ledger.
Conforme informou a empresa, a evolução da programabilidade no XRP Ledger terá dois desenvolvimentos principais. O primeiro é a introdução de capacidades nativas de contratos inteligentes no Mainnet do XRP Ledger, atualmente em fase de pesquisa.
O segundo é o lançamento do XRPL EVM Sidechain, previsto para os próximos meses. Essas melhorias trabalharão em conjunto para criar um ecossistema robusto e versátil, capaz de suportar uma ampla gama de aplicações, segundo a Ripple.
Ripple anuncia contratos inteligentes na mainnet do XRP Ledger
O XRP Ledger é reconhecido por sua eficiência na transferência de valor, sustentado por uma infraestrutura estável e segura. Esse sistema é baseado em uma rede descentralizada de validadores e um processo transparente de votação de emendas para introduzir novas funcionalidades de camada 1.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Com recursos como Escrows, NFTs, linhas de confiança autorizadas, canais de pagamento e a DEX + AMM, o XRP Ledger oferece um conjunto comum de soluções que atendem a várias aplicações. De acordo com a Ripple, a combinação desses recursos com o baixo custo e alta velocidade do Ledger o torna adequado para desde finanças tradicionais até novas aplicações na economia digital. As melhorias de camada 1 visam otimizar o ritmo da inovação e facilitar a ampla adoção por parte dos desenvolvedores.
Apesar disso, a empresa destacou que existe uma lacuna para desenvolvedores que precisam atender às necessidades específicas de seus negócios sem necessidade de adoção ampla pela comunidade. A futura funcionalidade de contratos inteligentes oferecerá flexibilidade adicional. Dessa forma, permitirá o desenvolvimento sem permissão, de forma complementar à funcionalidade das emendas.
Desenvolvimento do XRPL EVM Sidechain
Além disso, a Ripple anunciou que o avanço em direção à funcionalidade de contratos inteligentes já está em andamento com o desenvolvimento do XRPL EVM Sidechain, em colaboração com a Peersyst.
Esse movimento deve ganhar mais força no início de 2025, um ano que promete ser significativo para a programabilidade na plataforma. Este sidechain trará compatibilidade com a Ethereum Virtual Machine (EVM) para a comunidade XRP. Assim, permitirá que desenvolvedores utilizem ferramentas e linguagens de programação familiares, ampliando o apelo do XRP Ledger para a comunidade global de desenvolvedores.
Conforme destacou a empresa, esses avanços visam atender às necessidades comuns dos usuários institucionais de DeFi e desenvolvedores. Ao mesmo tempo, permitem a personalização de soluções para requisitos específicos de negócios ou dApps.
O XRP, token da Ripple, subiu mais de 3% nas últimas 24 horas em meio a esse anúncio. De acordo com dados do CoinGecko, a criptomoeda está custando US$ 0,57 no momento da redação desta matéria.