A Ripple anunciou, durante a Ripple Swell, suas parcerias estratégicas e clientes para o RLUSD, uma stablecoin lastreada em dólares, desenvolvida com foco em confiança, liquidez e conformidade regulatória.
De acordo com o anúncio, a RLUSD estará disponível em diversas plataformas e exchanges globais, incluindo Uphold, Bitstamp, Bitso, MoonPay, Independent Reserve, CoinMENA e Bullish.
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, destacou o potencial da stablecoin:
“Com nossos parceiros iniciais de exchanges, a utilidade e a demanda claras pelo RLUSD, além de um forte foco em conformidade regulatória, a stablecoin da Ripple está pronta para se tornar o padrão-ouro para stablecoins empresariais”.
A RLUSD terá diversos casos de uso financeiros, como pagamentos, tokenização de ativos reais e finanças descentralizadas. Além disso, será integrada às soluções de pagamento da Ripple, ao lado de ativos como XRP.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ripple e o mercado institucional
Monica Long, presidente da Ripple, também compartilhou insights sobre o cenário das criptomoedas em 2024. Conforme destacou, este ano representou o maior nível de adoção institucional de ativos digitais e blockchain já registrado.
De acordo com Long, três fatores principais têm impulsionado essa adoção. O primeiro é a busca por clareza regulatória global. Em segundo lugar vêm os avanços legislativos nos Estados Unidos e, por fim, o reconhecimento de criptoativos como classe de ativos respeitável por grandes instituições financeiras, especialmente em Wall Street.
Durante uma conferência recente, Long afirmou que “2024 foi o maior ano de adoção institucional para ativos digitais e blockchain que já vimos até hoje”.
A executiva da Ripple citou exemplos de reguladores dos Emirados Árabes Unidos que emitiram um token de pagamento, além dos avanços legislativos nos EUA, como a aprovação da Lei de Estabilidade das Stablecoins, que trouxe mais clareza para o mercado.
O crescimento de ETFs de Bitcoin nos EUA também foi um destaque. Afinal, os produtos atraíram bilhões de dólares em investimentos e sinalizaram uma grande demanda por acesso regulamentado aos mercados de criptomoedas.