Início » Últimas Notícias » Rio de Janeiro quer combater corrupção no estado com blockchain

Rio de Janeiro quer combater corrupção no estado com blockchain

Rio de Janeiro quer combater corrupção no estado com blockchain
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O projeto GOV Token, solução em tecnologia blockchain de rastreio de finanças públicas, obteve financiamento de R$ 1,5 milhão aprovado por 3 entidades governamentais.

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) apostam na rede como um auxílio no combate à corrupção no estado.

Publicidade

Nesse momento, o recurso, que será desenvolvido pela fintech Investtools, entrou no estágio de aceleração. Um ambiente teste será lançado ainda este ano.

Solução anticorrupção

A proposta do GOV Token é fornecer às entidades públicas mais transparência nas contas do estado através de tokens e, possivelmente, stablecoins lastreadas em real.

As informações serão inseridas na rede e gravadas em cadeia de blocos descentralizados. Portanto, qualquer pessoa poderá acessar os registros das movimentações financeiras, inclusive rastrear quem emitiu e recebeu os ativos digitais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o CEO da Investtools, David Gibbin, a descentralização das informações promoverá maior segurança sobre o controle de gastos públicos.

“A aplicação da tecnologia blockchain tira do governo e de outras instituições os papéis de prestadores de conta à sociedade. As informações estão inseridas em uma rede ao alcance de todos. […] É uma inovação tão necessária quanto democrática.”

Tecnologia blockchain para além de investidores

GOV Token foi apresentado pelo programa InovAÇÃO Rio, sob responsabilidade da Faperj e da AgeRio.

Na ocasião, a amplitude do ecossistema blockchain, em promover uma plataforma para gestão pública destacou-se e foi aprovado.

Publicidade

André Vila Verde, presidente da AgeRio, afirma que o projeto supre as reais necessidades do estado:

“A sociedade exige cada vez mais transparência no uso dos recursos públicos. É imprescindível que o cidadão tenha acesso de forma facilitada a todo tipo de informação.”

Estima-se que a rede auxilie no sistema de gestão pública, e que futuramente outras entidades façam a adesão do programa.

Confiante neste cenário de inovação, Maurício Guedes, diretor de tecnologia da Faperj, destaca a importância do apoio a negócios de impacto social:

Publicidade

“O projeto GOV Token traz uma questão muito relevante para a nossa sociedade hoje, de combate à corrupção e preservação da segurança da informação. O caráter pioneiro do nosso edital permite fortalecer a capacidade de inovação de empresas em vários setores.”

Implementação do projeto

Para atender o programa apoiado pela Faperj, AgeRio e Finep, a Investtools expandirá sua equipe para entregar o GOV Token ainda este ano.

A expectativa da techfin carioca é desenvolver a primeira versão da rede ainda no primeiro semestre de 2021.

Leia também: Austin Arnold aponta criptomoedas que “farão milionários” em 2021

Publicidade

Leia também: MimbleWimble e Litecoin: saiba o que pode mudar

Leia também: Trader dá importantes dicas para lucrar ao máximo com criptomoedas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Rio de Janeiro quer combater corrupção no estado com blockchain”

  1. Pingback: MP da Bahia investe contra Midas Trend por meio de ação civil pública - Crypto Content Directory

Deixe um comentário