Cidadãos de Cingapura têm sido alvo de propagandas online de golpistas que se apresentam como serviços de corretagem de criptomoedas. As vítimas foram roubadas em cerca de US$78.000 entre setembro e novembro de 2018.
De acordo com uma reportagem publicada pela News BTC, as autoridades de Cingapura tomaram conhecimento de vários casos de fraude em relação a um esquema de investimento em criptomoedas.
A plataforma, que não tem nome no relatório, é anunciada on-line usando vários anúncios on-line pagos, como artigos. Eles geralmente apresentam celebridades de Cingapura que estão endossando o serviço e como ele é lucrativo.
Os artigos direcionam os visitantes para outros sites através de links publicados. Estas páginas, então, encorajam aqueles que seguem os hyperlinks a solicitarem uma chamada de retorno, caso estejam interessados em investir em Bitcoin. Eles também retratam os investimentos em Bitcoin como sendo incrivelmente seguros, virtualmente livres de riscos e, essencialmente, uma garantia de riquezas futuras.
Em um comunicado, as autoridades de Cingapura disseram que o esquema estava sendo operado de fora do país e que não era regulamentado por seu regulador financeiro, a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Isso expõe os investidores a um risco ainda maior de serem enganados por tais fraudes, uma vez que estão sendo operados fora da jurisdição legal do regulador e o recurso legal será muito difícil de ser iniciado.
Se as suspeitas das autoridades de Cingapura de que o golpe está sendo executado de fora da nação é verdade ou não, não está claro. No entanto, uma coisa é certa: os fraudadores, podem ter escolhido Cingapura por seu crescente interesse em ativos digitais.
Como nação, Cingapura tem se empenhado em explorar as implicações das criptomoedas e sua tecnologia subjacente, a blockchain.