As reservas de Bitcoin nas exchanges de criptomoedas atingiram o menor patamar desde o início do monitoramento da CryptoQuant em outubro de 2021. De acordo com dados recentes, usuários retiraram mais de 51.000 Bitcoins das principais exchanges no último mês. Isso tem reduzido a oferta líquida disponível e indica que investidores estão transferindo seus ativos para carteiras de armazenamento a longo prazo.
Esse movimento de saída de Bitcoins das exchanges para carteiras frias (cold storage) já ocorre há vários anos. Possivelmente, isso tem a ver com a alta no preço do BTC e com fatores como a aprovação de ETFs de Bitcoin à vista e a expectativa em torno do próximo evento de halving da criptomoeda.
Em outubro de 2021, as reservas de Bitcoin nas exchanges giravam em torno de 3,2 milhões de unidades, o que representa uma queda de aproximadamente 590.000 moedas desde então.
De acordo com Julio Moreno, chefe de pesquisa da CryptoQuant, a diminuição nas reservas de Bitcoin nas exchanges neste ano tem relação, em parte, com a distribuição de ativos da Mt. Gox para seus credores, além da redução das reservas da Coinbase.
“As reservas da Coinbase estão indo para custódia em carteiras específicas, possivelmente de grandes investidores institucionais, o que reduz a pressão de venda sobre o Bitcoin”, explicou Moreno em entrevista ao The Block.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Reserva de Bitcoin em exchanges despenca
Moreno destacou ainda que, ao excluir os dados da Mt. Gox e da Coinbase, os níveis gerais de reservas em exchanges para 2024 parecem mais estáveis, sugerindo que a queda atual está concentrada principalmente nessas duas fontes. O declínio nas reservas coincide com um aumento na acumulação de Bitcoins por novos participantes institucionais.
Os dados da CryptoQuant mostram que carteiras institucionais, que excluem mineradores e exchanges, aumentaram sua acumulação de Bitcoins nos últimos 30 dias.
“A pressão de compra dessas novas acumulações é algo sem precedentes. Novas baleias estão empurrando os preços do Bitcoin para cima ao comprar mais. Atualmente, essas novas baleias possuem cerca de 1,97 milhão de Bitcoins”, disse o analista da comunidade CryptoQuant, J.A. Maartunn, ao The Block.
Ele ressaltou que essas aquisições não estão limitadas aos ETFs de Bitcoin à vista, mas envolvem também outros grandes investidores.
A CryptoQuant destacou que está ocorrendo uma dinâmica em que grandes investidores continuam acumulando moedas. Enquanto isso, pequenos investidores estão reduzindo suas posições. De acordo com os analistas da CryptoQuant, essa tendência pode esgotar a força de venda do varejo, que, posteriormente, pode tentar recomprar Bitcoins a preços mais altos, quando o sentimento de mercado se tornar mais otimista.
“Por outro lado, os grandes investidores institucionais têm construído suas posições antes dessa melhora no sentimento, o que os permitirá distribuir suas moedas nas próximas altas de preço”, acrescentaram os analistas.
- Leia também: Histórico: SEC aprova ETF que combina Bitcoin e ouro