O governador do Banco Nacional da Tcheca (República Tcheca), Aleš Michl, disse que considerou a possibilidade de incorporar o Bitcoin como reserva de câmbio em uma entrevista à CNN para controlar a inflação.
Com as eleições parlamentares se aproximando em 2025, as decisões dos novos líderes políticos poderão influenciar as diretrizes econômicas do país. A ideia de investir em Bitcoin, no entanto, ainda não conta com consenso entre os membros do banco.
Em uma entrevista para o canal CNN, o governador disse que tem buscado maneiras de controlar a inflação no país. Com a inflação projetada em torno de 2,5% para o próximo ano, o governador deixou aberta a possibilidade de investir em Bitcoin.
Com uma população de 10 milhões de habitantes, o país sofreu uma forte crise inflacionária recentemente. De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2022, a inflação no país atingiu a marca de 15%. Trata-se da maior em toda a série histórica.
Desde que tomou posse, o economista implementou uma estratégia de aquisições de ouro. O objetivo é garantir a segurança e estabilidade financeira do país. Além do ouro, as reservas cambiais do país são ações, títulos e depósitos em dinheiro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Bitcoin como reserva cambial
Quando questionado sobre a possibilidade de incluir o Bitcoin na lista de ativos para reservas cambiais, reconheceu que a criptomoeda foi considerada e sugerida, inclusive, por ele próprio.
Ocorre que, como deixou implícito, a sua ideia de comprar Bitcoin como reserva cambial não encontrou aceitação unânime. No entanto, Aleš Michl deixou em aberto a hipótese de fazer aquisições de Bitcoin no futuro, quando o Banco conseguir controlar a inflação e garantir a estabilidade econômica.
“Felizmente, somos sete membros do conselho do banco e acho que o ouro será suficiente por agora, mas podemos continuar debatendo sobre isso”, respondeu Michl quando questionado sobre a possibilidade do Banco Nacional da Tcheca comprar Bitcoin.
Importante destacar que o conselho de gestão do banco central do país possui sete membros. Isso inclui o Governador, dois Vice-Governadores e quatro outros membros, todos nomeados e destituídos pelo Presidente da República.
Vale lembrar, ainda, que as eleições parlamentares na República Tcheca estão programadas para ocorrer até outubro de 2025, quando todos os 200 membros da Câmara dos Deputados, a câmara baixa do Parlamento, serão eleitos.
Apesar de não terem influência direta na nomeação dos conselheiros do Banco Nacional da Tcheca, os candidatos eleitos nomeiam o primeiro-ministro do país e influenciam na nomeação e eleição do próximo presidente, que está prevista para ocorrer em 2027.
Países com ideia similar
A ideia de usar o Bitcoin como ferramenta de política cambial não é algo novo e nem exclusivo da República Tcheca. Políticos de países como Brasil, Suíça e Reino Unido, tem discutido a ideia.
No entanto, os rumores mais fortes vêm de Washington, nos Estados Unidos. De acordo com o fundador do Satoshi Act Fund, Dennis Porter, Donald Trump cogita usar o Fundo de Estabilização de Câmbio, com US$ 200 bilhões, para criar uma Reserva Estratégia de Bitcoin.