Como noticiou com exclusividade o CriptoFácil, a FCoin, exchange chinesa de Bitcoin e criptomoedas, pode ser o primeiro grande golpe com BTC a ruir em 2020, à medida que mais detalhes de sua suposta “falência” são revelados.
Nossa reportagem havia adiantado que, após uma série de interrupções em seus serviços, a empresa chinesa anunciou que não possuía mais liquidez para honrar as solicitações de saque de seus usuários, levantando a suspeita de um golpe.
Contudo, alguns dias após o sistema ficar inacessível, o CEO da empresa, Zhang Jian, declarou que havia sido ‘roubado’ por ex-funcionários com os quais havia entrado em conflito. Segundo ele, todos os Bitcoins, bem como outras criptomoedas da plataforma, haviam sido levados pelos antigos empregados.
Relatório aponta que tudo foi orquestrado por Jian
No entanto, a história não ficou muito clara e um relatório recente da Anchain AI, chamado “Desligamento da Exchange FCoin: dificuldades técnicas ou fraude planejada?” levanta a possibilidade de que tudo foi orquestrado por Jian.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, o esvaziamento dos recursos da empresa teria começado em 2019 e seria de até 25 mil Bitcoins. De acordo com a Anchain AI, de 2019 a fevereiro de 2020, os recursos da carteira offline provavelmente foram transferidos para quatro outras exchanges – Gate.io, Binance, OKEx e Huobi – e depois para outras exchanges.