Os usuários dos serviços de e-mails da Microsoft (Outlook, Hotmail e Live) descobriram mais um motivo para se preocupar. De acordo com a Coindesk, hackers atacaram esses serviços e os utilizaram para roubar criptoativos.
Desde o primeiro ataque, diversas vítimas relataram roubo de criptoativos por meio de suas contas de e-mail. Uma vítima, chamada Jevon Ritmeester postou no fórum Tweakers que sua conta na exchange Kraken havia sido hackeada e que ele perdeu cerca de 1 Bitcoin (cerca de US$5.260 na produção deste texto) como resultado.
Ritmeester escreveu que depois de acessar sua conta na Kraken e descobrir que sua senha não funcionava mais, ele pesquisou seus e-mails no Outlook e descobriu que várias notificações de alteração do login e senha estavam na pasta de lixo. Ele descobriu ainda que alguém tinha habilitado o Outlook para apagar automaticamente qualquer e-mail mencionando a Kraken e encaminhar a mensagem para um endereço do Gmail, presumivelmente de propriedade dos hackers.
Ritmeester disse que não utilizava autenticação de dois fatores (2FA) em sua conta. No mês passado, a exchange informou que a autenticação 2FA passaria a ser obrigatória com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários.
Outros usuários também relataram o roubo de criptoativos através da violação da Microsoft. Um deles, usando o nome de usuário “Keats852”, postou no Reddit no início deste mês que havia perdido “25.000 em criptoativos”, sem informar qual foi a moeda, também porque hackers acessaram e excluíram seus e-mails.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Outro usuário disse no mesmo tópico que eles relataram “algo importante acontecendo” para a Microsoft nos últimos dois meses, mas foram “ignorados”. Ritmeester disse à Motherboard que a Microsoft não está levando a violação “a sério” e que pretende apresentar uma queixa policial sobre o assunto.
O acesso a contas de exchanges via ataques em e-mails é uma das formas mais comuns de roubos de criptoativos. Como medida de segurança, ative sempre a autenticação 2FA e fique atento à sua caixa de spam e lixeira.
Leia também: Bing da Microsoft bloqueia mais de 5 milhões de anúncios relacionados às criptomoedas em 2018