Nos últimos dias os mineradores de Ethereum (ETH) começaram a aumentar o limite do gas do bloco Ethereum (Ethereum Block Gas Limit), que pode ser usado para melhorar a capacidade da transação rede. Esta decisão foi tomada como resultado do congestionamento registrados nas últimas semanas no blockchain do Ethereum.
Entendendo o “gas”
O “gas” é uma medida de esforço computacional. Para cada operação, uma quantidade fixa de gas é atribuída (por exemplo, adicionar dois números custa 3 gas, o cálculo de um hash custa 30 gas, o envio de uma transação custa 21000 gas). Uma vez que a computação é dispendiosa (é importante que seja feito por cada nó completo da rede), o consumo excessivo de gas normalmente é desencorajado. Portanto, cada unidade de gas deve ser pago pelo remetente da transação que desencadeou a computação de passos computacionais em uma transação ou mensagem para acionar a execução de um contrato inteligente. Ou seja, um limite de gas maior implica em que possam haver mais transações.
De acordo com os dados do Etherchain vemos que hoje temos um limite do gas médio superior à 6,7 milhões de gas, um aumento de mais de 30% no limite do gas se comparado a semanas anteriores.
Abaixo vemos os valores gastos diariamente com o gas. Segundo a Etherscan estes gastos vêm em uma rampa de subida quase que diária. Teve um pico histórico em meados do último dia 22 de junho.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
É importante ressaltar que o aumento do limite do gas ocorre quando a rede Ethereum registra um aumento no número de transações registradas observamos também na Etherscan, que no dia 26 de junho tivemos o recorde histórico de transações onde mais de 316 mil transações foram registradas.
Por outro lado, uma parte importante da comunidade de usuários tem visto, tanto por parte da superexposição de ICOs e o crescente interesse de bancos e organizações financeiras na blockchain do Ethereum, o congestionar a rede. Como resultado desse congestionamento temos o aumento do número de transações, com isso o tempo de inclusão em um bloco têm aumentado. Mas o aumento do limite do gas deve resultar em maior poder de execução de um nó inteiro, portanto, mais transações no bloco verificadas. Lembre-se que falando em número de nós a rede Ethereum é o triplo do número de nós da rede Bitcoin.
Conclusão
Aqui abre-se uma discussão na comunidade onde muitos afirmam há algum tempo que o limite do gas deve aumentar, incluindo o próprio “custo do gas”, que é a quantidade de gas necessária para realizar uma transação. E outros que têm sugerido que devemos estimular uma redução nos preços do gas dizendo que isso faria a blockchain mais descentralizada e, para tal redução os mineiros devem reduzir seus preços, baseado no argumento de que em teoria que as taxas /preços de mineração não dependem que quantas pessoas usam a rede.
Não sei o que a comunidade trará no futuro, mas seguindo o que vemos nos gráficos acima o limite do gas teve de ser reposicionado pois devido ao crescente volume de transações e a consolidação das criptomoedas no mercado.