Início » Últimas Notícias » Rede do Bitcoin fica mais de uma hora sem produzir novos blocos
Análise

Rede do Bitcoin fica mais de uma hora sem produzir novos blocos

Rede do Bitcoin fica mais de uma hora sem produzir novos blocos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Não é comum que a rede do Bitcoin (BTC) enfrente congestionamentos em momentos de baixa do mercado, mas isso aconteceu nesta segunda-feira (17). De acordo com a plataforma Mempool, a rede ficou mais de uma hora sem produzir nenhum bloco novo.

Precisamente, os mineradores não mineraram nenhum bloco durante 85 minutos, o que causou uma forte congestão. Em poucos minutos, a fila de espera chegou a superar 13 mil transações pendentes. Mas agora o número está diminuindo e, até a finalização desse texto, está em cerca de 8.000.

Publicidade
Transações de entrada registram pico de fila. Fonte: Mempool.

Transações de entrada registram pico de fila. Fonte: Mempool.

Engarrafamento na blockchain

Demorou mais de uma hora para minerar um bloco de Bitcoin (BTC) na segunda-feira, deixando milhares de transações presas em um estado não confirmado.

Segundo dados dados on-chain de vários exploradores de blocos, o intervalo entre os dois últimos blocos minerados pela Foundry USA e Luxor foi de 85 minutos. Nesse espaço de tempo, nenhum bloco novo foi minerado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com a Mempool, a congestão ocorreu entre às 04:09 e 05:34 desta segunda-feira. Por causa da congestão, mais de 13 mil transações ficaram pendentes antes que o último bloco fosse minerado.

Após a mineração do bloco da Luxor, a rede voltou a processar blocos normalmente, mas ainda com instabilidade. Muitos blocos demoraram até 30 minutos para sair, ou cerca de três vezes mais do que a média padrão de 10 minutos.

Intervalo entre blocos levou mais de uma hora.

No entanto, a fila de transações está diminuindo aos poucos, conforme os dados da Mempool. Agora, a rede tem pouco mais de 8.600 transações em espera. Já as taxas de transação continuam baixas, variando de R$ 0,16 a R$ 1,80 por transação, de acordo com a prioridade.

Publicidade

Ajuste de dificuldade causou problema?

Até o fechamento desta matéria, não está claro o que motivou o atraso na produção de blocos na rede, sobretudo em um momento de pouca demanda. Em situações normais, a rede tende a produzir blocos a uma média de tempo de até dez minutos.

Na semana passada, o Bitcoin passou por um ajuste de dificuldade para garantir que as confirmações de bloco continuassem ocorrendo neste tempo. Com a dificuldade de mineração subindo para 35,6 trilhões de hashes, torna-se mais caro minerar BTC, o que aumenta a pressão sobre uma indústria de mineração que está lidando com preços de energia crescentes e um mercado de baixa de criptomoedas.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil