Foto: Depositphotos
A Polygon (MATIC), rede de segunda camada do Ethereum (ETH), recebeu uma atualização intitulada Heimdall na quinta-feira (10). Contudo, esta melhoria fez a blockchain ficar off-line por 11 horas, durante as quais nenhuma transação foi realizada.
Segundo os desenvolvedores, a rede saiu do ar das 14h50 (horário de Brasília) de 10 de março e voltou ao ar por volta de 1h de 11 de março de março. Os desenvolvedores haviam alertado que a chegada do Heimdall poderia deixar a rede fora do ar.
Felizmente, todos os fundos dos usuários estão seguros e os blocos já estão sendo processados, conforme dados do Polygonscan. A equipe explicou os problemas específicos que levaram à queda nas operações.
O Heimdall Node é uma atualização usada por uma das duas camadas da cadeia comprovada da rede. A sua implementação ocorreu sem problemas no início. Mas em seguida os desenvolvedores identificaram um problema na atualização.
Estamos trabalhando para identificar a causa definitiva, mas parece ter se originado de uma atualização anterior. Aparentemente, o problema consiste em uma correção de parâmetros do módulo de sincronização entre a ponte PoS de Ethereum para a Polygon”, alertou a equipe.
A equipe também alertou que “pode ter sido um bug” na atualização. O erro, por sua vez, teve efeito no consenso e levou a diferentes validadores Heimdall a rodarem em diferentes versões do blockchain. Ou seja, impediu que eles alcancem o consenso de dois terços para aprovar as transações.
Sem um consenso, o Heimdall inevitavelmente pararia de funcionar. Ele não lida com transações de usuário, mas é usado para ponte entre transações relacionadas aos validadores. Por isso é importante que seu funcionamento ocorra sem erros.
Para evitar problemas, toda a rede ficou fora do ar enquanto os desenvolvedores resolviam o problema. Por fim, a solução veio à uma da madrugada da sexta-feira, quando a equipe lançou com sucesso um hotfix.
O hotfix restaurou as operações na rede da Polygon, que voltou a funcionar normalmente. Só que o sistema de ponte permaneceu desativado e será reativado apenas com a resolução plena do erro.
Agradecemos o seu suporte durante este período e temos uma atualização. Implantamos um hotfix temporário para desbloquear a rede Bor e retomar a produção de blocos na Polygon. Embora esta solução seja temporária, a equipe está trabalhando na implementação de uma atualização de longo prazo para corrigir o problema no Heimdall.
Portanto, a rede de transações on-chain permanece ativa, mas a ponte segue com as atividades suspensas. Nesse meio tempo, a equipe da Polygon planeja criar uma solução e tornar o Heimdall plenamente funcional.
Bloqueios ou quedas em blockchains têm sido um problema comum neste mercado. O maior deles aconteceu na Solana (SOL), onde um protocolo que fazia a ponte entre ela e o ETH foi hackeado. Neste caso, houve uma perda financeira superior a R$ 1,5 bilhão.
Leia também: Thorchain (RUNE) salta mais de 20% após novos lançamentos
Leia também: O preço da MATIC tem como meta US$ 1,70, indica analista
Leia também: Justin Sun é acusado de ‘insider trading’ com criptomoedas