Emin Gün Sirer, reconhecido cientista da computação da comunidade de criptomoedas e professor da Universidade de Cornell, apontou recentemente falhas na Lightning Network (LN). Ele afirma que a rede não é segura e negligencia a privacidade do usuário.
A Lightning Network é frequentemente vista como a solução definitiva para o problema de escalabilidade do Bitcoin. A tecnologia é constantemente evocada sempre que críticas ao Bitcoin são levantadas, no entanto, segundo Gün Sirer, ainda há muito o que ser feito e o debate deve ser aprofundado – a situação está longe de ser resolvida.
A polêmica começou neste fim de semana com o codificador Rusty Russell (@rusty_twit) dizendo que encontrou uma vulnerabilidade de segurança na LN que poderia resultar em perda de fundos.
Upgrade #lightning nodes please! c-lightning < 0.7.1, lnd < 0.7, eclair <= 0.3 vulnerable:https://t.co/4E2hHUy386
— TheRustyTwit (@rusty_twit) August 30, 2019
O problema ainda não foi resolvido, mas os desenvolvedores da Lightning Network foram notificados do contratempo.
Sirer continuou o debate acrescentando que o bug era sem dúvida uma vulnerabilidade “pequena de segurança e facilmente corrigida”. Para ele, o principal problema da LN não é que ela tenha bugs, e sim que ela apresente falhas consideráveis pois “fundamentalmente vaza informações privadas de pagamento e roteamento”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Small, easily patched security vulnerabilities don't matter. LN fundamentally leaks private payment and routing information. https://t.co/XWVEVrKbpK
— Emin Gün Sirer (@el33th4xor) August 30, 2019
Nas respostas, um usuário, vinculado a um tópico no subreddit do r/Bitcoin sobre roteamento em camadas na Lightning Network, considerou que terminaria por ser algo impossível. O usuário parece cético em relação às “garantias de privacidade” das transações da Lightning Network uma vez que os intermediários responsáveis pelas decisões de roteamento desativam o nome de remetentes e/ou destinatários.
A Lightning Network está em modo de teste há anos. No entanto, seus recursos centralizados – com operadores da LN agindo como “bancos” em um esquema quase centralizado – foram recebidos com críticas mais duras feitas pelos defensores da descentralização. Até agora, mais de 50 empresas se comprometeram a trazer a Lightning Network para o mainstream, mas parece difícil definir um prazo razoável para que isso aconteça.
Leia também: Andreas Antonopoulos anuncia novo livro com foco na Lightning Network