Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Mais um capítulo

Real Digital não vai ser a moeda dominante, diz diretor do Bacen

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 14/08/2021
  • às 13:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Real Digital não vai ser a moeda dominante, diz diretor do Bacen
Foto: Yayimages

O Banco Central do Brasil (Bacen) revelou novos detalhes sobre o projeto da moeda digital de banco central brasileira. Segundo o economista Fabio Araujo, responsável pelo projeto da CBDC nacional, o real digital não vai substituir o dinheiro físico e tampouco será a moeda dominante da nação.

Ao contrário do que vem ocorrendo na China, onde o yuan digital deve ser a moeda dominante da nação, no Brasil, o real digital será só mais uma forma de dinheiro.

Conforme explicou Araujo, o Brasil já tem formas eficientes de pagamento e transferência de dinheiro que atendem a economia digital. Isso inclui o PIX que, segundo ele, ajuda a resolver o problema dos desbancarizados.

“A gente considera que o PIX já oferece os instrumentos para esse mecanismo de bancarização”.

Real Digital

Ainda segundo o economista, a moeda digital do Brasil será mais uma opção para as ferramentas de economia digital.

“A gente vê que tem ganhos ainda a serem feitos. Mas no trabalho do Banco Central a principal ferramenta na inclusão da bancarização é por meio de ferramentas que já estão disponíveis. A CBDC vai ser mais uma opção, mas não vai ser esse o diferencial da CBDC”, disse.

Araujo disse também que outros produtos ainda precisam ser lançados antes do real digital. Isso porque ajudarão a facilitar a adoção da moeda digital brasileira. Como exemplo, o economista citou o Open Banking, cuja segunda fase foi lançada nesta sexta-feira (13)

Sobre o uso de blockchain para implementação do real digital, o economista disse que as pessoas não ligam para privacidade quando confiam em uma instituição. Portanto, esse debate sobre o uso de blockchain “é bobeira”.

“(privacidade) não é a visão da maioria das pessoas. A maioria das pessoas não tem problema de ter seus dados em um banco de dados centralizado desde que elas tenham confiança na instituição que tá fazendo a guarda daqueles dados, como hoje nossos dados estão nos bancos, nos bancos centrais e governos. A gente espera manter esse mesmo nível de privacidade que está disponível para o cidadão com a nova moeda digital.”, disse.

Leia também: Comerciante é morto após não pagar resgate em Bitcoin

Leia também: Blockchain nas eleições: OriginalMy e TSE são convocados

Leia também: B3 libera produtos derivativos vinculados a criptomoedas

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.