Um aplicativo de rastreamento de criptomoedas chamado CoinTicker parece ser uma ameaça para computadores Macs da marca Apple, alertou a empresa de segurança cibernética Malwarebytes nesta segunda-feira, 29 de outubro.
O aplicativo faz o download e instala partes de dois tipos diferentes de malware – EvilOSX e EggShell – sendo que ambos são aplicativos de backdoor que podem ser usados para registrar pressionamentos de teclas, roubar dados ou executar determinados comandos. O diretor de Mac e mobile da Malwarebytes Thomas Reed escreveu que é possível que o malware tenha sido projetado para roubar chaves de criptomoedas.
De acordo com a Coindesk, o CoinTicker atua como um aplicativo legítimo projetado para apresentar o preço de uma criptomoeda selecionada mediante solicitação. O usuário que está instalando o aplicativo pode escolher entre Bitcoin, Ethereum, Monero, Zcash e outros, de acordo com uma captura de tela. No entanto, o aplicativo também instala o EvilOSX e o EggShell em segundo plano.
O aplicativo não requer permissões de root ou outras permissões elevadas, o que significa que o usuário provavelmente não verá nenhum sinal de infecção.
Não está claro o que especificamente os criadores do aplicativo querem, mas Reed observou que “parece provável que o malware tenha acesso às carteiras de criptomoedas dos usuários com o objetivo de roubar moedas”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora