Em meio às recentes quedas no preço do Bitcoin (BTC), o ETF da Grayscale registrou US$ 121 milhões em saídas após a venda de 1.800 BTC. Com isso, o GBTC chegou a 335.000 BTC vendidos desde sua conversão para ETF, em 10 de janeiro.
A título de comparação, a maioria dos outros emissores de ETFs registram entradas, sobretudo a BlackRock e a Fidelity. De fato, com as grandes perdas do GBTC da Grayscale, o ETF da BlackRock (IBIT) agora detém o posto de maior ETF de Bitcoin do mercado.
O GBTC enfrentou obstáculos devido a vários fatores que levaram a enormes saídas de mercado, incluindo as taxas mais altas. Além disso, a queda recente no preço do BTC aumentou o fluxo de saída do fundo.
Recordes de saída no ETF de Bitcoin GBTC
De acordo com dados da blockchain, 1.800 BTC deixaram o GBTC na terça-feira (11), elevando o número total de saídas para 335.000 BTC desde 11 de janeiro. Para colocar isso em perspectiva, esse número corresponde a mais de US$ 22,4 bilhões em retiradas.
Mesmo com essas saídas, o GBTC ainda é o segundo maior ETF de Bitcoin do mercado, atrás somente do IBIT da BlackRock. Mas antes da sua transformação em ETF, o fundo tinha mais de 630.000 BTC sob custódia. Houve, portanto, uma queda de quase 50% na quantidade de ativos sob gestão.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A taxa de administração que a Grayscale cobra no GBTC é de 1,5%, enquanto os concorrentes reduziram as taxas para uma média de 0,30%. Esses custos muito mais elevados fizeram os investidores migrar para outros ETFs em busca de maximizar seus ganhos.
ETFs de Bitcoin para recuperação do mercado
Até o momento, o mercado de criptomoedas registrou enormes perdas nas últimas 48 horas, com as principais altcoins registrando quedas de dois dígitos. Em contrapartida, o BTC e o Ethereum (ETH) tiveram altas modestas de 1,2% e 0,3%, respectivamente.
De acordo com a Santiment, os volumes dos ETF de Bitcoin estão em seu ponto mais alto desde 15 de maio. Dados anteriores mostram que quando os volumes aumentam, o BTC está preparado para atingir altas de preços, eliminando as perdas anteriores.
- Leia também: Trader revela lista de cinco criptomoedas ‘fortes’