O projeto descentralizado Pump Science, voltado para a combinação de memecoins e pesquisa de longevidade, foi alvo de um ataque que comprometeu sua conta na plataforma PumpFun e sua carteira original.
De acordo com o anúncio, publicado em 26 de novembro no X, o ataque ocorreu após um invasor conhecido assumir o controle da carteira do projeto e começar a criar tokens fraudulentos.
A equipe do projeto alertou os usuários para não confiarem em novos tokens lançados pelo perfil “pscience” na PumpFun. Isso porque tais tokens não são da plataformae.
Ataque à Pump Science
O ataque ocorreu devido a um erro da equipe de desenvolvimento, que publicou acidentalmente a chave privada da carteira em seu código, expondo-a na interface pública da PumpFun. Com isso, o invasor obteve acesso para criar novos tokens a partir da carteira original do projeto.
Em resposta, o nome do perfil na PumpFun foi alterado para “dont_trust”, como forma de alertar os usuários. Além disso, o Pump Science se associou à plataforma de segurança on-chain Blockaid, que passou a sinalizar novos tokens criados pela carteira comprometida com avisos em APIs de escaneamento de transações e tokens.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O projeto anunciou que não lançará novos tokens até fazer auditorias completas em seus contratos inteligentes e na interface de usuário. Além disso, a equipe afirmou que vai implementar um programa de recompensas por identificação de bugs.
Lançado em setembro, o projeto Pump Science tem como objetivo permitir que usuários financiem pesquisas de longevidade envolvendo drogas e compostos químicos por meio de memecoins criadas na plataforma. O modelo proposto utiliza tokens que representam direitos fracionados sobre intervenções. Esses tokens são vendidos para financiar experimentos.
Na semana anterior ao ataque, o projeto havia ganhado destaque devido à valorização expressiva dos tokens nativos RIF e URO. Isso porque os criptoativos atingiram valores de mercado na casa dos nove dígitos.