Nesta sexta-feira, 11 de janeiro, foram completados 10 anos desde que Hal Finney escreveu um tuíte sobre o Bitcoin estar funcionando, conforme relatado pela agência de notícias News BTC.
Running bitcoin
— halfin (@halfin) January 11, 2009
O falecido cypherpunk e o criptógrafo tinha acabado de se tornar a primeira pessoa a receber Bitcoin de seu próprio criador, Satoshi Nakamoto. Mas o mais importante, ele tornou-se a primeira pessoa a confiar no Bitcoin por seu imenso potencial. Ele teria administrado seu código, revisado seu anonimato e suas desvantagens ambientais, sugerido mudanças e mergulhado inteiramente para apoiar um projeto de código aberto que um dia cresceria para desafiar o status quo das finanças tradicionais.
Looking at ways to add more anonymity to bitcoin
— halfin (@halfin) January 21, 2009
Thinking about how to reduce CO2 emissions from a widespread Bitcoin implementation
— halfin (@halfin) January 27, 2009
Hal foi oficialmente o primeiro cidadão da rede do Bitcoin em um momento em que seu valor era insignificante. As pessoas estavam dando a criptomoeda a outras pessoas como dicas na internet, sem precisar de um serviço de terceiros. Demorou até Laszlo Hanyecz comprar duas pizzas por 10.000 Bitcoins em 22 de maio de 2010, para que as pessoas percebessem o uso em tempo real de uma moeda não-governamental. Essas duas pizzas, no momento da redação deste texto, custaram à Laszlo mais de US$3,5 milhões, levando o dia 22 de maio a tornar-se oficialmente o Bitcoin Pizza Day.
Hal também foi especulado como sendo o verdadeiro Satoshi Nakamoto. Ele negou, é claro, mas sua proximidade geográfica com Dorian Nakamoto, que viveu na mesma cidade onde Hal viveu, levou o mundo mais próximo de revelar a identidade pseudônimo criador Bitcoin pseudônimo – pelo menos em papéis.
Hal pertencia às primeiras comunidades que acreditavam no verdadeiro potencial do Bitcoin. À medida que a moeda digital se desenvolveu na consciência de pessoas em todo o mundo, a primeira comunidade foi invadida por especialistas e especuladores da blockchain. Hal, que morreu em 28 de agosto de 2014 de uma doença chamada Lou Gehrig, poderia ter sido uma bússola moral antes do desmantelamento da equipe principal e uma parte de sua criação de um BCH concorrente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora