O protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Compound pagou R$ 500 milhões aos seus usuários por engano. De acordo com Robert Leshner, advogado do Compound, o erro ocorreu após uma atualização do protocolo. Esta atualização foi implementada com uma falha no código.
A falha não impactou toda a rede Compound, mas apenas 280 mil tokens. Por outro lado, depósitos ou empréstimos de usuários, esclareceu Leshner. Até o momento da produção desta matéria, somente 110 mil tokens COMP permanecem no contrato.
Porém, o token COMP sentiu o impacto do acontecimento, chegando a cair 15% na quinta-feira (30), data em que ocorreu o ataque.
Falha causada por atualizações
O bug foi introduzido no após um membro da comunidade escrever uma proposta de atualização, a Proposta 062. Outros membros da comunidade revisaram e aprovaram a proposta, mas ela acabou sendo implementada com dois caracteres a menos.
Esses dois caracteres, por sua vez, permitiram que vários usuários pudessem reclamar recompensas em COMP. Quaisquer novas alterações no protocolo para corrigir esse problema exigirão um processo de governança de sete dias.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Inscreva-se no The Defiant para se manter atualizado com as melhores notícias sobre DeFi:
Um usuário chegou a conseguir 91 mil COMP como recompensa, o que corresponde a R$ 145,8 milhões na cotação atual.
“Esta é a maior oportunidade, e maior risco de um protocolo descentralizado – que um processo de desenvolvimento aberto permite que um bug insira a produção”, disse Leshner.
A parte afetada do código foi o contrato do Comptroller, que é responsável por distribuir recompensas aos provedores de liquidez na plataforma.
Enquanto o frontend (parte visível do site) permanece desativado, os usuários continuam reivindicando tokens COMP e interagindo diretamente com o contrato. Os tokens restantes são susceptíveis de serem reivindicados à medida que mais usuários descobrem do bug. Os fundos comprometidos representam 2,8% da oferta total de tokens.
Leia também: Startup Finchain e tokenizadora da QR Capital são admitidas em sandbox regulatório da CVM
Leia também: QR Code ‘mestre’ abre todas as portas de mais de 6 mil caixas eletrônicos de Bitcoin
Leia também: Depois de aprovação de ‘pedalada’ na economia dos EUA, Bitcoin sobe mais de 10%