Cerca de duas semanas atrás, o Cypher Protocol sofreu um ataque realizado por um hacker desconhecido, que roubou mais de US$ 1 milhão em criptomoedas. O hacker roubou os fundos explorando uma falha no contrato inteligente.
Desde então, tanto os desenvolvedores do projeto quanto a comunidade tentaram entrar em contato com o invasor por meio das redes sociais e de NFTs improvisados. No entanto, o perpetrador não respondeu os contatos, fazendo a equipe do protocolo ter que elaborar um plano de recuperação.
E na quarta-feira (23), o Cypher finalmente lançou um plano de recuperação em sua conta no X. Só que o plano envolve a emissão e venda de tokens pelo protocolo, oferecendo-os aos usuários.
No entanto, os usuários reclamaram do plano e não viram a proposta com bons olhos. Para eles, o protocolo quer despejar as consequências da sua fraca segurança na comunidade.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Plano de recuperação
Ontem à noite, os desenvolvedores do Cypher Protocol apresentaram seu plano de recuperação, composto por duas etapas. A primeira etapa consiste em um “pacote de resgate pro rata” que permitirá aos usuários do Cypher Protocol sacar alguns de seus ativos ainda disponíveis na plataforma.
No entanto, como a Cypher não possui ativos suficientes para reembolsar os clientes que perderam fundos. Dessa forma, o protocolo estabeleceu que irá “socializar” as perdas entre todos os membros. De acordo com o texto da equipe:
“Socializar perdas refere-se a um mecanismo pelo qual os efeitos adversos de um evento infeliz, como uma exploração de protocolo, são distribuídos. Em vez das perdas caírem apenas sobre alguns usuários, todos contribuem com uma pequena parte. Em vez de uma minoria suportar o peso da perda, as consequências são distribuídas de forma mais uniforme, minimizando o impacto individual”, disse o protocolo.
Até agora, US$ 600 mil pertencentes ao Cypher Protocol foram congelados em vários exchanges, incluindo Binance e KuCoin, já que o invasor transferiu seus ganhos ilícitos para contas nessas plataformas. Esses recursos, juntamente com o restante dos recursos ainda na plataforma, serão repassados aos usuários em preparação para a segunda etapa.
Por outro lado, esta última etapa consiste em um Oferta Inicial de DEX, ou IDO. Ou seja, a Cypher emitirá novos tokens para venda no mercado e pagará os usuários lesados com o dinheiro dessas vendas. Mas o protocolo não deu mais informações de como pretende realizar essa oferta.
Auditorias e Relançamentos
Assim que os usuários receberem o restante de seus fundos, o Cypher Protocol passará por auditorias realizadas pela OtterSec e pela Mad Shield em preparação para a fase final do plano de recuperação.
Assim que a auditoria for concluída, o Cypher Protocol pretende lançar uma IDO em uma tentativa de arrecadar fundos que permitirão a recuperação da plataforma. Por enquanto, o protocolo afirmou que pretende emitir 50 milhões de tokens de dívida para seus usuários.
Infelizmente, não há garantia de que os investidores se mostrem interessados em financiar uma plataforma que já sofreu ataques por medidas de segurança deficientes. Portanto, se a venda dos tokens fracassar, os usuários podem não conseguir recuperar o dinheiro perdido.
- Leia também: FBI prende outro cofundador do Tornado Cash