Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Projeto na Venezuela quer permitir o uso de Bitcoin por ondas de rádio

  • Por Luciano Rocha
  • - 22/01/2020
  • às 11:17
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Projeto na Venezuela quer permitir o uso de Bitcoin por ondas de rádio

Um grupo venezuelano está desenvolvendo o Locha, uma rede descentralizada que não depende da internet para fazer transações com Bitcoin, informou o Cointelegraph na terça-feira, 21 de janeiro.

O sistema, que utiliza ondas de rádio para permitir as transações, nasceu em resposta as frequentes interrupções no fornecimento de eletricidade e internet na Venezuela. O Locha Mesh é um projeto de código aberto liderado por Randy Brito, membro da organização Bitcoin Venezuela.

O grupo está desenvolvendo dois dispositivos, chamados Turpial e Harpia, que permitirão a qualquer pessoa se conectar com a blockchain do Bitcoin usando ondas de rádio de longo alcance. O Turpial é a versão mais simples do transmissor de rádio, que funciona em distâncias de um a dois quilômetros nas áreas urbanas. O Harpia é um módulo de rádio mais limitado para uso em computadores pequenos, como o Raspberry Pi.

Ambos os dispositivos foram desenvolvidos para serem portáteis e operar com baterias. Sua aplicação não se limita ao Bitcoin – qualquer outra blockchain pode ser integrada a ele, assim como sistemas de mensagens e transferência de arquivos, como o IPFS.

Alternativa realista à Internet

Os dispositivos Locha Mesh funcionam como um método alternativo de transferência de dados para a Internet. Seu principal caso de uso é para situações críticas, como na Venezuela e no Irã, onde problemas de infraestrutura ou restrições governamentais geralmente levam a interrupções prolongadas da Internet.

Mas, embora a incapacidade física para realizar transações seja um aspecto, a resistência à censura é outro. Brito elaborou uma discussão sobre o sistema com os membros da comunidade Monero:

“Estamos criando algo para as situações em que você não tem Internet, devido à falta de infraestrutura, censura direcionada ou caso deseje manter seu anonimato, para não expor seu endereço IP residencial/telefônico isso está vinculado à sua identidade”, explicou.

Apesar de vender seus próprios dispositivos, a Locha visa tornar possível para os entusiastas da tecnologia criarem um transmissor compatível com a malha. O software é de código aberto e acessível a todos.

Obstáculos à adoção

Uma fraqueza na proposta da Locha Mesh é que ela ainda requer acesso à Internet em algum momento da rede para se conectar aos nós mundiais de criptomoedas. Embora, mesmo durante o desligamento da Internet no Irã, alguns tenham permanecido conectados à rede mundial, não está claro se uma rede Locha completa permaneceria funcional.

Brito explicou que a rede não dependeria necessariamente de nós conectados à Internet via telefone fixo. Usuários com antenas parabólicas também seriam capazes de atuar como gateways e retransmitir os dados dentro da malha Locha.

Quando perguntado se os usuários de países em crise como a Venezuela poderiam comprar e acessar o dispositivo, Brito respondeu:

“Não esperamos que o preço seja tão alto, nosso objetivo é tornar o dispositivo o mais portátil e acessível possível. Será possível comprá-los de qualquer país. Em locais onde não pode ser enviado, teremos muita documentação para que as pessoas possam criar seus próprios e talvez algumas pessoas desejem levar alguns de nossos dispositivos Turpial para os lugares em que pode não ser capaz de alcançar a nós mesmos.”

No entanto, o progresso da equipe ainda é lento. Espera-se que um dispositivo pronto para produção seja concluído até o segundo trimestre de 2020, após o qual se espera um atraso adicional na configuração da fabricação. A equipe está atualmente buscando financiamento, com Brito observando que recursos adicionais acelerariam o desenvolvimento do projeto.

“Achamos que sim. Com mais financiamento, poderíamos chegar a um hardware e software prontos para produção mais cedo, assim como pudemos obter nossas próprias revisões de hardware e os firmwares de software necessários com os investimentos e doações que recebemos ao longo 2019.”

Leia também: Confira as vantagens e riscos de criar uma reserva de emergência em Bitcoin

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.