Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Projeto de Lei

Projeto de lei permite que bens digitais e do Metaverso possam ser deixados em testamento no Brasil

  • Por Luciano Rocha
  • - 16/12/2021
  • às 12:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Projeto de lei permite que bens digitais e do Metaverso possam ser deixados em testamento no Brasil
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Outro projeto de  lei sobre criptoativos ganhou destaque na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 5820/2019, que possibilita a inclusão de itens virtuais e até avatares do Metaverso em testamentos.

De acordo com o PL, esses itens poderão ser contabilizados como patrimônio e deixados de herança. O PL também institui o termo “herança digital”, que abrange senhas de perfis, livros digitais, vídeos, fotos e outros.

Publicidade

Além de incluir itens digitais, o PL também permite a criação de testamentos digitais registrados em blockchain. Este testamento digital seria assinado com reconhecimento facial e assinatura em blockchain.

Conceito de bens digitais

De autoria do deputado Elias Vaz (PSB/GO), o PL foi protocolado na Câmara dos Deputados em 2019, mas recentemente ganhou sua versão final. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC) e em breve pode ser votado no plenário da Câmara.

Para o deputado, o advento da Internet fez com que uma nova realidade virtual desse valor a bens criados exclusivamente de forma digital. Nesse sentido, os bens digitais e seus registros fazem parte da expressão de personalidade do indivíduo e, portanto, são passíveis de serem legados.

Publicidade

No entanto, a legislação brasileira não dispõe de meios legais para garantir a transmissão de bens digitais em testamento. É justamente essa lacuna que o PL 5820/2019 visa preencher.

“O Direito da personalidade, como é sabido, é vitalício. Todavia, com a morte do seu titular, atualmente, a maioria desse acervo virtual se perde em decorrência da ausência de um meio eficaz e simples para dispor sobre o mesmo”, destaca.

Dessa forma, itens como avatares de Metaverso e tokens não fungíveis (NFT) também estão na lista. O investidor terá mais liberdade para deixar esses bens da forma que melhor lhe couber. No entanto, os bens, a forma de acesso e os herdeiros precisarão ser descritos no testamento.

Publicidade

Modernização de testamento

Além de incluir os bens digitais, o PL também modifica a forma de elaboração do testamento. Se for aprovada, a lei permitirá que esse documento seja criado de maneira exclusivamente digital.

Dessa forma, o documento poderá ser assinado por meio eletrônico, valendo-se de certificação digital. Entre as possibilidades de assinatura está o uso da tecnologia blockchain, cuja imutabilidade garante a integridade do documento como um todo.

Com a assinatura digital e o reconhecimento facial, o testamento dispensará a presença de testemunhas. Atualmente, é necessária a presença de três testemunhas para validar o documento, o que torna o processo burocrático e menos confiável.

Publicidade

“O Código Civil Brasileiro em vigor, idealizado na década de 70, passou por diversas modificações até a data da sua aprovação em 2002. Todavia, esse (sic) não acompanhou as inovações tecnológicas citadas acima, assim como várias outras, tornando-se sinônimo de conservadorismo e procedimento retrógrado, necessitando assim de atualizações para que possa atender aos anseios da sociedade contemporânea”, diz o PL.

Agora, o PL já tem o parecer da CCJC, que está aguardando aprovação. Com o parecer aprovado, o PL seguirá para votação no plenário da Câmara.

Leia também: Fundo focado em metaverso, NFTs e criptomoedas chega ao mercado

Publicidade

Leia também: Coluna do TradingView: Pessimismo se alastra entre os analistas

Leia também: Estudo da Adobe aponta que bancos do Brasil ainda não estão preparados para o futuro digital

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.