O investigador de criptomoedas conhecido como @ZachXBT revelou em sua conta no Twitter na terça-feira (23) que o projeto cripto DF Fintoch, que se dizia apoiado pelo Morgan Stanley, desapareceu com US$ 32 milhões em ativos de seus clientes. Em reais, isso equivale a cerca de R$ 160 milhões.
O site do pouco conhecido Fintoch dizia que o CEO da empresa por trás do projeto cripto era Bobby Lamberts. No entanto, segundo ZachXBT, essa pessoa é, na verdade, um ator. O investigador ressaltou ainda que tanto o governo de Cingapura quanto o Morgan Stanley já haviam emitido alertas sobre esse esquema de investimento.
“Parece que a equipe por trás do ponzi DFintoch provavelmente aplicou um golpe de 31,6 milhões em USDT no BSC [Binance Smart Chain] depois que os fundos foram transferidos para vários endereços na rede Tron e Ethereum. Pessoas relataram não conseguir fazer saques”, disse ZachXBT.
Projeto de cripto do Morgan Stanley?
Conforme destacou o investigador, a Fintoch anunciou um ROI (Retorno Sobre o Investimento) diário de 1%. Além disso, alegou ser de propriedade do Morgan Stanley. Contudo, o Morgan Stanley emitiu um comunicado dizendo que este projeto cripto não era afiliado a ele.
“Chegou ao nosso conhecimento que existem plataformas digitais que se fazem passar por Morgan Stanley, incluindo a Fintoch. Observe que a Fintoch está usando o nome comercial do Morgan Stanley e/ou a marca registrada do Morgan Stanley ou uma variação do mesmo sem autorização. Não assumimos qualquer responsabilidade por quaisquer transações ou resultados que possam surgir das plataformas mencionadas”, disse a empresa de serviços financeiros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Da mesma forma, a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) também colocou o nome e o site do projeto de criptomoeda em sua lista de alerta aos investidores no início deste mês de maio.
O projeto cripto tem 71.000 seguidores no Twitter e ZachXBT observou que há mais de 138.000 detentores de tokens da Fintoch. Ou seja, o número total de vítimas deve ter sido significativo.
*Notícia atualizada às 15h05 de 24/05 para corrigir valor em dólares.