O projeto cripto de Trump, World Liberty Financial (WLF), anunciou a criação de um programa de recompra e queima de seu token, o WLFI. De acordo com o anúncio, a votação começou na quinta-feira (11) e vai durar até a próxima quinta (18). No entanto, mais de 99% dos votantes estão ao lado da proposta.
De acordo com a proposta, a WLF vai direcionar todas as taxas da liquidez do protocolo para compras de WLFI. Ela vai comprar os tokens a preço de mercado e em seguida destruí-los. Com isso, o objetivo é aumentar a escassez e contribuir para diminuir a sangria no preço do WLFI, que passa por uma forte crise desde seu lançamento.
O lançamento do token ocorreu no dia 01 de setembro, com seu preço valendo US$ 0,30. Mas nos últimos dias, o WLFI caiu mais de 30%, com dias em que essa queda superou 20%. Muitos usuários acusaram o WLF de manipular o preço junto com grandes investidores, incluindo Justin Sun, fundador da Tron (TRX).
Até o fechamento desta matéria, quase 1,6 bilhões de WLFI entraram na votação para aprovar a proposta. Cerca de 1,5 bilhão, ou 99,5% dos votos, optaram por aceitar o programa de recompra. Outros 1,7 milhão de WLFI (0,11%) votaram contra a aprovação e 5,8 milhões (0,38%) se abstiveram.
Projeto cripto de Trump anuncia novidades
A data final da votação é dia 18 de setembro. Se aprovada, a queima de taxas de POL ocorrerá continuamente. Isso significa que as taxas são acumuladas para posições de LP de propriedade da tesouraria e, em seguida, são trocadas por WLFI no mercado aberto.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em seguida, a WLF enviará os tokens WLFI adquiridos para um endereço de queima, onde ninguém poderá acessá-los. Com isso o protocolo reduz a oferta circulante e, em teoria, aumenta a participação de cada token restante na atividade futura do protocolo.
As queimas seriam executadas e divulgadas on-chain, e o programa poderia posteriormente se expandir para outras fontes de receita do protocolo, afirma a proposta. Os provedores de liquidez da comunidade ou de terceiros continuarão a receber taxas normalmente.
Esta não é a primeira votação da qual a comunidade da WLF participa. No mês de julho, os detentores do WLFI votaram para liberar as negociações do token, que começaram no início deste mês. Além do WLFI, o projeto também conta com a stablecoin USD1 totalmente reservada e operações no estilo tesouraria.
Protocolos como Hyperliquid, Solana launchpad, Pump.fun e Raydium gastaram quase US$ 400 milhões em recompras cumulativas desde meados de junho. Isso faz parte de uma mudança mais ampla das plataformas DeFi para usar fluxos de caixa para redução da oferta, em vez de emissões puras.
A mais recente mudança de governança do WLFI formalizaria um mecanismo semelhante, focado nas taxas geradas pelas posições de liquidez do próprio protocolo em Ethereum, BNB Chain e Solana.