Especular sobre o preço do Bitcoin é um exercício interessante, porém um tanto quanto fútil. Conforme publicado pela agência de notícias News BTC, o economista de Harvard Kenneth Rogoff sempre foi pessimista em relação à criptomoeda e sua predição mais recente coloca o preço do Bitcoin em US$ 100 na próxima década.
Kenneth Rogoff está errado
Embora os especialistas em finanças devam saber melhor do que o resto de nós, nem sempre eles estão corretos. Embora se possa argumentar que o valor do Bitcoin está levando uma surra enorme, a expectativa de baixa tão drástica também não é um resultado lógico. Neste momento, parece que a maior parte do declínio do preço do Bitcoin terminou, embora este mercado esteja sempre sujeito a volatilidade e especulação. Isso continuará afetando o preço de maneira bastante negativa por algum tempo.
De acordo com Kenneth Rogoff, o valor do Bitcoin continuará a cair. Em sua opinião, o valor de uma unidade da moeda digital chegará a US$100 nos próximos dez anos. Uma afirmação interessante, embora seja muito difícil fazer uma previsão com evidências sólidas. Afinal de contas, não há indicador de que as coisas efetivamente virão à tona de maneira tão dramática. A tendência de baixa atual já é bastante íngreme, mas terminará mais cedo ou mais tarde.
Um declínio contínuo no preço do Bitcoin simplesmente não é viável, uma vez que a demanda pela criptomoeda não diminuiu nem um pouco. O Bitcoin Dominance Index ainda mostra a moeda digital em ascensão. Embora essa última métrica não seja um indicador perfeito, ela conta uma história própria. Neste momento, o Bitcoin é a criptomoeda dominante na indústria e fortalece sua posição.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O futuro do Bitcoin parece muito bom
Quando vemos os desenvolvimentos técnicos no mercado para o Bitcoin, as coisas só tendem melhorar. Com soluções adequadas de escala, micropagamentos e assim por diante, o futuro nunca pareceu tão bom para a moeda digital. Ao mesmo tempo, vemos um aumento na taxa de adoção em alguns países.
Há também os contratos futuros de Bitcoin que, embora possam não ter causado muito impacto até agora, mostra que as coisas ainda estão melhorando. O volume geral de negociação de futuros está aumentando, confirmando o crescente interesse por Bitcoin por investidores institucionais. Parece que Kenneth Rogoff não levou em conta esses fatores ao fazer sua previsão.
Kenneth Rogoff também considera o Bitcoin uma ferramenta de lavagem de dinheiro em primeiro lugar. É evidente que há muita desinformação nessa declaração. O Bitcoin não é líquido o suficiente para facilitar a lavagem de dinheiro em grande escala. Além disso, o Bitcoin não tem privacidade e anonimato em todos os sentidos imagináveis. Não há razão para usá-lo para o crime, pois você simplesmente não pode esconder suas movimentações. Especialistas em finanças, como Kenneth Rogoff, deveriam saber melhor do que declarar meias-verdades a esse respeito.