Economia

Principal projeto cripto de Trump sofre revés no Senado

Siga o CriptoFacil no

O governo de Donald Trump levou um duro golpe na quinta-feira (8). Isso porque membros do partido dos democratas, oposição ao governo, se uniram para travar o seguimento da Lei das Stablecoins., o principal projeto cripto de Trump

Denominado de Lei GENIUS, o projeto cripto que pretende digitalizar o dólar e garantir a hegemonia da moeda americana em meio a revolução das finanças descentralizadas pode estar com os dias contados. Uma moção processual, que decidira por enviar ou não o projeto para ser votado no plenário do Senado, foi rejeitada pelos democratas.

Publicidade
Bo Hines lamenta posição dos democratas em retirar apoio ao projeto. Fonte: X.com

O projeto, que havia sido aprovado no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara no começo de abril, aguardava para ser votado no plenário. No entanto, para isso, era necessário apresentar uma moção processual e ela ser aprovado com o mínimo de 60 votos. Apesar de obter maioria (54 das 100 cadeiras), o partido de Trump conseguiu apenas 49 votos.

Dessa forma, a gestão Trump sofre sua primeira grande derrota no Senado (Câmara Alta dos EUA) em relação à sua política pró-criptomoedas. O presidente, eleito com a promessa de transformar os EUA na capital dos ativos digitais, vem falhando em cumprir essas promessas.

Democratas barram projeto cripto

A nova administração Trump considerava a Lei Genius como seu principal trunfo para o primeiro semestre de governo. O governo nomeou David Sacks, conhecido como czar das criptomoedas, para liderar as negociações de aprovação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O objetivo principal era angariar apoio de ambos os lados para o projeto, tanto de Republicanos e Democratas. Assim, a lei de stablecoins ganharia sobrevida mesmo em caso de retorno dos Democratas à Casa Branca nas eleições de 2028.

No entanto, nenhum dos democratas apoiou a atual versão do projeto de lei das stablecoins e votaram em conjunto contra a monção. Somaram-se aos democratas três republicanos, entre eles Rand Paul, do Kentucky, e Josh Hawley, do Missouri, de acordo com a Politico.

Ameaças e acusações

Nem mesmo as duras ameaças feitas pelos republicanos frearam o ímpeto democrata de travar o projeto. Nas horas que precederam a derrota de Trump, aliados do presidente alertaram que, caso os democratas não apoiassem a ida do projeto a plenário, as empresas de criptomoedas retirariam o apoio financeiro aos políticos nas próximas eleições.

Publicidade

Até mesmo um dos nomes fortes da indústria cripto no Governo Trump, Bo Hines fez coro as ameaças. Na tarde quinta-feira (8), horas antes da votação da monção, o diretor executivo do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Ativos Digitais publicou em sua conta no X:

“Os democratas têm uma decisão simples a tomar hoje. Pró-inovação. Ou anti-inovação. Temos a oportunidade de inaugurar a era de ouro dos ativos digitais e consolidar a posição dos Estados Unidos como a capital mundial das criptomoedas. Escolha com sabedoria.”

Com a negativa, os democratas demonstraram que para que a agenda de criptomoedas de Trump avance no Senado, é necessário abrir o diálogo. Entre os pontos questionados pelo grupo, estão às regras sobre emissores estrangeiros e ao combate à lavagem de dinheiro. Na visão dos democratas, o projeto é muito permissivo nesses dois pontos.

Além disso, acusam Donald Trump de utilizar a cadeira para beneficiar seus negócios privados, incluindo de criptomoedas. Recentemente, a equipe por trás da namecoin TRUMP anunciou uma campanha de jantar com Donald Trump.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Diego Vieira

Diego Vieira é um profissional destacado no setor de criptomoedas e blockchain, com uma sólida base educacional. Formou-se em Direito, especializou-se em Direito Tributário e cursa atualmente Bacharelado em Letras e Linguística, na Universidade Federal de Sergipe. Profissional versátil, Diego agora se dedica ajudar interessados a compreenderem os meandros do mercado cripto.