Wladimir Van Der Laan, o principal mantenedor do Bitcoin, decidiu começar a delegar suas próprias tarefas e diminuir seu envolvimento no projeto.
O executivo considerado o “sucessor de Satoshi Nakamoto” vai deixar o Bitcoin. Mas garantiu que vai continuar contribuindo para o avanço da blockchain e do BTC.
Em uma postagem feita na quinta-feira (21), Van Der Laan explicou os motivos que o levaram a tomar essa decisão.
Ele ressaltou o crescimento alcançado pelo Bitcoin desde que assumiu a manutenção principal da rede em 2014, a ponto de se tornar atualmente um projeto muito mais exigente.
Bitcoin desfalcado
Conforme observou Van Der Laan, algumas correções que eram aceitáveis para um projeto de software livre de pequena escala não são mais aceitáveis para alguém que executa um sistema de US$ 600 bilhões.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Uma coisa é certa: este é um projeto sério agora. E temos que começar a levar a descentralização muito mais a sério”, disse o desenvolvedor.
No entanto, ele esclarece que, embora a criptomoeda pioneira ainda seja um projeto interessante — agora envolvida em uma série de eventos muito importantes — o crescimento do Bitcoin está sendo muito estressante para ele.
“Percebo que sou um gargalo centralizado. (…) E não quero que as estranhas discussões nas redes sociais em torno do Bitcoin comecem a me definir como pessoa”, afirmou.
Por isso, Van Der Laan planeja começar a se afastar de algumas atividades. Ele disse que continuará a contribuir para a blockchain e para o Bitcoin Core, mas com um papel secundário.
Desenvolvimento do Bitcoin
Além de indicar que tem outros interesses mais pessoais em mente, o texto de Van Der Laan fala sobre como o desenvolvimento da rede Bitcoin deve ser abordado neste ano.
Ele destacou, principalmente, a necessidade de descentralizar processos. Com base nisso, Van Der Laan acredita que outros membros também podem assumir muitas de suas responsabilidades.
Portanto, ele deve interromper a condução de algumas reuniões. Além disso, deve deixar de assinar ou enviar lançamentos para as listas bitcoin-dev e bitcoin-core-dev.
“Outros mantenedores devem ser capazes de lançar sem minha participação”, disse ele.
Leia também: Estou milionário: homem recupera Bitcoins perdidos em HD queimado
Leia também: Rapper revela sua carteira de criptomoedas e investidores debocham
Leia também: Binance dará aulões gratuitos sobre Bitcoin na próxima semana