Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Qual o motivo por trás?

Primo Rico faz vídeo defendendo Bitcoin: “dinheiro não é seu”

  • Por Luciano Rocha
  • - 11/08/2021
  • às 12:50
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Primo Rico faz vídeo defendendo Bitcoin: "dinheiro não é seu"
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O youtuber e educador financeiro Thiago Nigro, criador do canal Primo Rico, gravou um novo vídeo sobre Bitcoin (BTC). Apesar de abrir o vídeo falando da volatilidade, Nigro trouxe cinco motivos “fundamentalistas” para adquirir a criptomoeda.

Intitulado “5 motivos (não óbvios) para comprar Bitcoin“, o educador traz os seguintes motivos para adquirir a criptomoeda. Dentro de cada ponto, Nigro traz uma série de explicações que embasam a sua tese de compra da criptomoeda:

Publicidade
  • Democrático;
  • Exercício de humildade e autoperdão;
  • Escassez;
  • Convexidade;
  • Grandes investidores.

Aberto a qualquer um

Primeiramente, Nigro destaca o caráter democrático do BTC, ou seja, a criptomoeda não faz distinção entre investidores. Nesse sentido, qualquer pessoas pode simplesmente criar sua carteira e ser dono de um BTC completou ou de frações de um BTC.

Tal facilidade contrasta com as burocracias e documentos exigidos para abrir contas em corretoras e bancos, por exemplo. Ao mesmo tempo, o investimento em BTC também não requer um alto investimento.

Dentro desse aspecto, Nigro destaca que um dos pontos mais importantes do BTC é a sua resistência a confiscos. Com ênfase, Nigro destaca que quem possui BTC é verdadeiramente dono do seu próprio dinheiro.

Publicidade

“Você pode dizer: ‘ah, mas eu tenho dinheiro, ele é meu.’ Pois é, mas e no confisco do Collor? E em uma guerra? Nessa ocasião, o dinheiro não é tão seu. Mas o Bitcoin é seu, alguém só pode lhe tirar à força. Então, esse é um dos argumentos mais poderosos do Bitcoin”, explicou.

Contudo, logo depois Nigro citou formas de exposição ao BTC que não são a compra direta, como ETFs e fundos de investimento. Ele destacou, porém, as diferenças entre essas formas e a compra direta – única que, de fato, faz o BTC estar realmente nas mãos de seu dono.

Humildade perante a incerteza

Este talvez seja o mais filosófico dos motivos apontados no vídeo. Aqui, Nigro destaca que investir em BTC tende a deixar o investidor preparado para as incertezas. Segundo ele, os riscos sempre existirão, não importa o quanto o investidor esteja preparado.

Publicidade

Nesse sentido, a incerteza pode afetar tanto para cima quanto para baixo. Isto é, um investidor pode ter receio de não comprar e perder uma grande valorização ou comprar, sofrer uma perda e vender com medo de cair mais.

Para ambos os cenários, é ideal ter uma estratégia para evitar sofrer grandes perdas ao mesmo tempo que permita aproveitar os ganhos que o BTC pode oferecer.

Escassez

A oferta limitada de BTC é talvez a sua característica positiva mais conhecida. Nesse ponto, Nigro contrastou essa escassez com a falta de limite das moedas fiduciárias. Afinal, desde 2020 os Estados Unidos imprimiram mais dólares do que nos 200 anos anteriores.

Publicidade

Já o BTC, por outro lado, possui grandes semelhanças com outros bens escassos. Por exemplo, ter uma quantidade finita (21 milhões) e não ser possível criar novas criptomoedas após isso. Com uma oferta restrita e uma demanda crescente, o preço tende a aumentar.

Nigro comparou a criptomoeda com vinhos raros e até uma fita do videogame Game Boy que faz parte de sua coleção pessoal. “Qual o valor de algo que é impossível de ser duplicado, é único, é uma obra de arte praticamente?”, questionou Nigro.

Convexidade

O conceito de convexidade nos investimentos se popularizou na obra Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Taleb. Outrora entusiasta do BTC, Taleb mudou de lado e hoje é um crítico mordaz da criptomoeda. No entanto, o conceito de convexidade não perdeu sua relevância.

Publicidade

Um investimento convexo é aquele que apresenta um potencial limitado de perdas, mas pode trazer ganhos ilimitados. É o caso da compra direta de BTC, pois a criptomoeda não possui limites para seu preço evoluir. Em contrapartida, o máximo que o investidor pode perder é 100% do capital investido.

Esse é o inverso do investimento côncavo (ou frágil), cujos retornos são limitados mas as perdas podem ser enormes. Por exemplo, o mercado de opções, especialmente com alavancagem, é um tipo de investimento côncavo.

Grandes investidores

Por fim, se expor ao BTC significa acompanhar os passos de alguns dos maiores investidores do mundo. Assim como a escassez, este é um dos pontos de maior destaque no mercado, especialmente a partir de 2020.

Publicidade

Diferentemente dos outros ciclos de alta (2013 e 2017), desta vez grandes investidores e empresas estão adquirindo BTC aos poucos. Em seu vídeo, Nigro cita exemplos de Robert Kiyosaki (autor de Pai Rico, Pai Pobre) e Ray Dalio, grandes nomes que declararam possuir BTC como investimento.

Como possuem grandes somas de dinheiro, esses investidores conseguem adquirir grandes quantidades da criptomoeda, diminuindo ainda mais a já escassa oferta. Consequentemente, os preços tendem a se manter em alta, especialmente devido ao perfil de longo prazo desses investidores, os quais não costumam vender nas primeiras quedas.

O próprio Thiago Nigro investe no mercado de criptomoedas de várias formas, seja com a compra direta ou com investimento em empresas do setor. Sobre humildade, o educador também admitiu ter vendido BTC ainda em 2014, algo que ele classificou como seu maior erro de investimentos.

Publicidade

Leia também: Transações superiores a US$ 1 milhão em Bitcoin dominam em 2021

Leia também: Token do jogo Axie Infinity dispara 20% e atinge sua máxima histórica

Leia também: Tokens de cachorro ‘renascem’ com disparadas de 2 dígitos

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.