Dmitry Medvedev, primeiro-ministro da Rússia, afirmou em um discurso no fórum Gaidar, nesta semana, que os criptoativos não devem ser ignorados apenas por causa da baixa do mercado em 2018. A informação partiu da agência de notícias russa TASS.
Medvedev descreveu a atual situação do mercado de criptoativos como uma das principais questões na agenda da comunidade mundial, juntamente com outros desafios, como mudanças nos mercados tradicionais, aumento do protecionismo global, as desigualdades sociais e a velocidade e o escopo da transformação digital em todo o mundo.
Falando na conferência científica internacional anual sobre economia, o primeiro-ministro – que também já foi presidente do país – pediu que o público observasse atentamente o estado dos mercados de criptoativos. Apontando para os volumes extraordinários de volatilidade no ano passado, Medvedev argumentou que essa não é uma razão para “enterrar” o mercado, enfatizando que qualquer fenômeno social e econômico tem momentos positivos e negativos.
“Mas com certeza, não é uma razão para enterrá-los [criptoativos]. Há tanto um lado positivo quanto um lado negativo aqui, assim como em qualquer fenômeno social e qualquer instituição econômica. Devemos monitorar cuidadosamente o que está acontecendo no espaço.”
No início desta semana, o chefe do Comitê de Mercados Financeiros da Rússia afirmou que a câmara baixa do parlamento russo está planejando discutir um projeto de lei sobre a regulação de criptoativos ainda em janeiro ou, no máximo, em fevereiro.
O parlamento russo aprovou pela primeira vez o projeto de regulamentação intitulado “On Digital Financial Assets”, na primeira leitura em maio de 2018. Na sequência de relatórios sobre a falta de um número de conceitos-chave, o projeto de lei foi enviado para a primeira leitura na Duma. No entanto, em meados de dezembro, o vice-primeiro-ministro da Rússia Maxim Akimov anunciou que os autores do projeto não estavam planejando fazer mudanças significativas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mesmo sem uma regulamentação para criptoativos, a Rússia começa a estudar outros aspectos da tecnologia blockchain. Em dezembro, a região de Saratov Oblast foi a primeira do país a utilizar a tecnologia para conduzir uma eleição. O processo foi considerado bem sucedido pelo governo local.
Confira abaixo um resumo elaborado pelo portal de notícias Cointelegraph sobre como está o andamento da discussão sobre criptoativos na Rússia.