De acordo com o artigo publicado pela Coindesk, uma nova versão do código por trás do Casper, uma mudança planejada no algoritmo de mineração e na forma como a rede ethereum alcança o consenso, foi publicada para um exame mais amplo por auditores e desenvolvedores clientes.
Danny Ryan, o desenvolvedor por trás do Casper FFG, postou uma versão 0.1.0 “primeiro lançamento” do código no GitHub nesta terça-feira, 08 de maio, observando que “a v0.1.0 nos marca com mais clareza os lançamentos para ajudar clientes e auditores externos a acompanhar mais facilmente o contrato e alterar.”
(Abreviação de “Friendly Finality Gadget”, o FFG é a primeira iteração do Casper e possivelmente será seguido por outros).
Ryan seguiu com uma resposta a um post do Reddit sobre a atualização, na qual ele escreveu:
“Mais do que apenas a equipe de pesquisa está usando o contrato agora – auditores, desenvolvedores de clientes, etc – então queríamos começar a emitir versões mais claras e changelogs para ajudar todos a se manterem organizados.”
A mudança sinaliza que a dinâmica está se formando por trás da mudança de protocolo, pois os clientes do software do ethereum podem começar a programar o software em suas linguagens de codificação individuais e testar o software.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Vitalik Buterin, criador do ethereum, falou sobre a atualização do Casper em uma conferência em Toronto na semana passada, chamando-a “esperançosamente uma das experiências mais alegres no ethereum em um curto espaço de tempo”.
Uma vez implementado, o Casper FFG alterará o software do ethereum para que a atualização da blockchain envolva uma combinação de prova de trabalho – a “mineração” com uso intensivo de eletricidade, como ocorre no Bitcoin – e prova de participação. O segundo emprega validadores para atualizar o livro-razão através de um sistema de votação dentro do qual os usuários, às vezes chamados de stakers, depositam depósitos de ether, que eles correm o risco de perder se tentarem trapacear.
Em seus estágios iniciais, o Casper reterá o atual protocolo de prova de trabalho do ethereum para realizar a maior parte do trabalho pesado, usando uma prova de participação para validar “checkpoints” periodicamente. Como a rede só pode lidar com tantos nós de validação, o depósito mínimo começará em 1.500 ether, ou US$1,1 milhão na taxa de câmbio atual.
O plano é eventualmente passar para um sistema de comprovação de apostas e reduzir a aposta mínima, mas não há um cronograma definido para essa transição no momento.
Por enquanto, essa primeira etapa do Casper precisa ser auditada, e a rede não pode implementá-la até que mais código tenha sido escrito para os clientes ethereum, os programas que os usuários baixam para executar o protocolo da criptomoeda. Como o Casper não será compatível com versões anteriores do ethereum, a rede precisará fazer um hard fork.
Ryan disse em uma reunião de desenvolvedores no mês passado:
“À medida que essas peças do quebra-cabeça se aproximam da conclusão, sinalizarei que é hora de começar a falar sobre os números do bloco do fork.”