Há algum tempo, o Japão tem liderado esforços na aceitação e incorporação das criptomoedas, tanto que a nação asiática foi a primeira do mundo a reconhecer oficialmente o Bitcoin e outras criptomoeas como “moeda legal”. Agora, a terra do sol nascente também lidera outro desenvolvimento histórico para o ecossistema com a notícia de que o tradicional banco japonês SBI tornou-se o primeiro do mundo a operar uma exchange de criptomoedas, a “VCTRADE”.
Depois de quase dois anos, desde o anúncio inicial, a plataforma da SBI começou a operar no mês passado inicialmente para apenas 20 mil usuários pré-cadastrados, inscritos desde 2017, mas agora já está aceitando pedidos de usuários japoneses para novas contas. Neste momento, como mostra a agência de notícias CCN, a plataforma só está aceitando investidores de varejo, sem pedidos de investidores corporativos ou institucionais em consideração por enquanto.
Atualmente, a plataforma oferece pares de negociação em Ripple (XRP), Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin (BTC) e todas as criptomoedas são negociadas em JPY, iene, a moeda fiduciária local.