Enquanto CEOs de vários bancos ao redor do mundo passaram a comprar o mote de que o bitcoin e outras criptomoedas são fraudes, a presidente de uma das principais instituições financeiras mundiais decidiu ir contra essa tendência.
Em uma conferência realizada nesta sexta-feira, 29 de setembro, em Londres, Christine Lagarde, presidente do Fundo Monetário Internacional (IMF), fez um alerta aos bancos centrais: não ignorem as criptomoedas.
A melhor resposta que os bancos centrais podem dar [ao mercado das criptomoedas] é manter a condução de políticas monetárias eficiente, que sejam abertas a novas ideias e demandas, abertas a evolução da economia, afirmou Lagarde.
A mensagem pode ser interpretada como um alerta para países que possuem políticas econômicas irresponsáveis e destrutivas, como Argentina e Brasil no passado, e, atualmente, a Venezuela. Lagarde afirmou também que a natureza das criptomoedas (a ausência de controle de governos ou bancos centrais) pode fazer com que elas sejam abraçadas pelas populações de países com moedas instáveis – o que já está sendo feito na Venezuela, por exemplo.
No entanto, Lagarde também citou casos de roubos e ataques hackers envolvendo criptomoedas, como o caso da Mt. Gox, ocorrido em 2014, para frisar que não acredita que elas podem vir a substituir as moedas tradicionais. “Elas (criptomoedas) são muito voláteis, arriscadas, demandam muito uso de energia e, devido à suas tecnologias atuais, pouco escaláveis“, afirmou.
Mesmo assim, Lagarde continuou reforçando que essa nova tecnologia não deve ser ignorada. “Não faz muito tempo, vários especialistas diziam que o computador pessoal nunca seria adotado, ou que tablets serviriam apenas como bandejas de café bem caras. Portanto, não acho que seria inteligente ignorarmos as criptomoedas.“
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora