O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Joaquim Levy (que já foi ministro da Casa Civil no governo Dilma) declarou que a blockchain tem um potencial disruptivo capaz de transformar a vida das pessoas. Segundo a Cointelegraph, o presidente teceu suas declarações durante um seminário promovido pelo banco em parceria com a ONU e a Anatel.
Levy destacou ainda que a blockchain é parte dos projetos da instituição, como o BNDES Token, e, embora o evento tenha abordado o potencial das criptomoedas, tendo um painel dedicado exclusivamente às plataformas Ethereum, Iota, EOS, além do R3 e Hyperledger, o presidente não mencionou em seu discurso Bitcoin ou outros criptoativos.
“O BNDES está comprometido com a inovação e tecnologias que aumentem a produtividade e permitam o surgimento de novos mercados. A blockchain é um tipo de tecnologia com potencial de transformar não só o ambiente de negócios, mas também a vida das pessoas”, disse.
Ainda durante o evento, o superintendente da Área de Indústria e Serviços do BNDES Júlio Ramundo ressaltou que “o BNDES apoia inovação há muitos anos porque reconhece o setor como essencial para o desenvolvimento” e, segundo ele, o banco tem duas prioridades centrais, “o uso da digitalização nos serviços financeiros e o aumento do grau de transparência em resposta a demandas da sociedade”.
Além do BNDES Token, o banco desenvolve outros dois projetos em blockchain, um deles em parceria com a Ancine e outro com o banco alemão KfW, que também esteve presente no evento.
Leia também: Startup brasileira busca recurso do BNDES para financiar token lastreado em energia limpa
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora