Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Presidente da Embrapa defende que Brasil aplique mais recursos em tecnologia

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 06/12/2019
  • às 07:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Presidente da Embrapa defende que Brasil aplique mais recursos em tecnologia
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Embrapa que recentemente firmou uma parceira com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) para fomentar a pesquisa e desenvolvimento de soluções de inovação baseadas em blockchain, para ampliar a competitividade, produtividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva de cana-de-açúcar, destacou, por meio de seu presidente Celso Moretti, que para que seja possível a pesquisa agrícola continuar gerando conhecimento, é preciso investir de forma mais consistente em ciência e tecnologia.

“É o que devemos fazer para ter um agro competitivo”, explicou durante um debate no evento Agrocenário 2020, realizado nesta quarta-feira, 04 de dezembro, em Brasília.

Publicidade

Moretti participou do painel “Inovação e Sustentabilidade – O papel da inovação para o desenvolvimento sustentável do agro”, ao lado do ex-deputado federal e ex-ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais Aldo Rebelo, do líder de Marketing da Corteva Douglas Ribeiro e do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Fernando Camargo. O presidente da Embrapa chamou a atenção para o fato de que, nas últimas cinco décadas, o país passou de importador a um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

“Eu não tenho dúvidas de podemos fazer muito mais”, garantiu. “Mas por enquanto o Brasil só investe 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, enquanto a Coreia do Sul investe 3,5% e Israel 4,4%”. Ele lembrou que para fazer parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é preciso que o país invista pelo menos 2%.

“Não dá para pensar em um novo salto no setor e continuar avançando, sem sair de 1,2%”, completou.

Ele destacou que, em 2030, a população mundial será de 8.5 bilhões de pessoas e que 50% da classe média global estarão no sudeste asiático. “Nosso País é o único no mundo que tem condições de contribuir nesse cenário”, ressaltou.  Segundo ele, “a produção de alimentos, fibra e bioenergia, é fotossíntese, é luz, é temperatura que está nos trópicos”. Mas, defendeu que isso só será possível se a Embrapa e os institutos de pesquisa e universidades continuarem inovando, em parceria com o setor privado, por meio de investimentos sólidos.

Publicidade

“O Brasil está em 13º lugar do ponto de vista de geração de ciência e de conhecimento, mas está em 65º em inovação”, comentou.

Sobre os recursos disponíveis atualmente para o produtor rural brasileiro, Celso Moretti disse se preocupar com a conectividade, porque só 65% do território é coberto pela internet. Preocupado com a preservação da competitividade do agro brasileiro, o presidente ressaltou que a Embrapa mantém pesquisadores na Europa e nos Estados Unidos, trabalhando para acompanhar a evolução da pesquisa fora do país. “Temos estabelecido cooperações e parceria, a exemplo da Corteva, para resolver problemas relacionados à adaptação à seca e à resistência a nematoides”, afirmou, lembrando que do ponto de vista de avanço tecnológico o Brasil tem se mantido no mesmo nível dos americanos e europeus e em igualdade em vários níveis com a pesquisa agropecuária da China.

Moretti disse que a Embrapa tem se esforçado para estar mais presente no campo, ao lado de associações e  empresas empenhadas em entender os problemas do agro e desenvolver soluções, como a Aprosoja e a Corteva. Mas se em muitos aspectos o agro brasileiro ocupa posição de destaque, no que diz respeito à comunicação, Moretti defendeu que ainda há muito a fazer para que se reverta a imagem que tem comprometido o Brasil.

“O mundo precisa saber o que estamos fazendo e que a nossa agricultura é sustentável”, garantiu. “Não podemos perder a batalha da comunicação.”

Durante o evento, o presidente da frente parlamentar da Agropecuária Alceu Moreira disse que quer as universidades mais próximas da Embrapa. Comentou que o Brasil hoje é referência mundial em pesquisa, e que deve buscar socializar e democratizar o conhecimento: “tecnologia pode estar em qualquer lavoura e se isso é transformador, tem que estar na nossa agenda”.

Publicidade

Realizado pela segunda vez, o Agrocenário 2020 é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Corteva Agrisciente, com o apoio do Canal Rural, com o objetivo de debater as perspectivas para o cenário da política, da economia e de assuntos ligados às tecnologias para a produção sustentável de alimentos no próximo ano.

Estiveram presentes na abertura do evento a ministra da Agricultura Tereza Cristina, o presidente da Aprosoja  Brasil Bartolomeu Braz e o presidente  da Corteva Agriscience Brasil e Paraguai Roberto Hun. Os debates foram mediados pelos jornalistas Alexandre Garcia e William Waack.

Leia também: Embrapa utilizará tecnologia blockchain no abastecimento de cana-de-açúcar

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.