Luiz Calado, presidente da ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia), está otimista com o mercado de criptomoedas no Brasil para 2019. Mesmo com o possível aperto que os órgãos de fiscalização devem realizar no mercado, para o economista, a situação é positiva e vai fortalecer o ecossistema cripto/blockchain. Calado deu suas declarações durante o programa Bloco Cripto, apresentado por Safiri Felix, dentro do portal InfoMoney.
“A fiscalização do governo é um movimento previsto, tendo em vista que o mercado de criptoativos no Brasil atingiu um volume significativo de negociações. Muitas exchanges já estão preparadas para este novo momento nacional e estas notícias ajudam a equilibrar e calibrar todo o mercado quanto as novas leis. Eu acho isso tudo positivo e vai mostrar que este segmento não tem nada a ver com lavagem de dinheiro e outras coisas que lhe são atribuídas”, destacou.
No entanto, o presidente comemorou o arquivamento do Projeto de Lei que vinha sendo debatido na Câmara dos Deputados e que visava criar regulamentações para o mercado nacional de criptoativos. Para Calado, como o documento que vinha sendo formatado seria muito prejudicial para o ecossistema e, agora, com uma nova legislatura, a tendência é que regras mais “favoráveis” sejam elaboradas.
“O arquivamento foi algo muito bom para todos nós e agora com uma nova legislatura se abre uma perspectiva muito positiva. Nosso contato com o governo tem sido muito intenso e positivo”, destacou.
Calado também mostrou otimismo quanto à sequência de alta que o mercado apresentou no início desta semana. Para ele, os resultados positivos reacenderam o ânimo e o interesse de boa parte dos investidores.
“São boas notícias e você já pode ver os investidores novamente empolgados e negociando forte com os volumes globais e os nacionais também atingido novos níveis.”
O presidente falou ainda sobre as ações da ABCripto como o “Prêmio ABCripto” lançado para reconhecer o trabalho de especialistas e grandes nomes da inovação do mercado de criptoativos. As inscrições vão até o dia 16 de março e podem ser feitas aqui.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O Prêmio ABCripto está divido em três categorias: Profissionais do Ano (nomes que foram relevantes para o mercado); Acadêmico (para trabalhos acadêmicos, artigos acadêmicos, dissertações e teses); e Influenciador (youtubers, blogs, veículos especializados e não especializados).
Atualmente, existem no Brasil duas associações atuando no setor de criptoativos, a ABCB (Associação Brasileira de Criptoeconomia e Blockchain) e a ABCripto, que foram criadas com o papel, dentre outros, de advogar para que as criptomoedas sejam reguladas amigavelmente no país .
Leia também: ABCripto lança premiação para reconhecer os destaques do mercado de Bitcoin no Brasil