O presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell, falou recentemente sobre medidas tomadas durante a crise financeira. E seus comentários foram vistos por muitos no Twitter como evidência da necessidade de possuir criptomoedas.
Durante uma entrevista ao programa 60 minutes em 17 de maio, Powell conversou com o apresentador Scott Pelley sobre como o Fed inundou a economia com dinheiro. Os vários pacotes foram a resposta às queda do índice Dow Jones em março, no auge da pandemia de Covid-19.
Ao mesmo tempo, Powell afirmou que o Fed pode não apenas, criar contas físicas como também imprimir dólares digitalmente para combater a crise.
“Como banco central, temos a capacidade de criar dinheiro digitalmente. E fazemos isso comprando títulos do tesouro ou outros títulos garantidos pelo governo. E isso realmente aumenta a oferta de moeda. Também imprimimos a moeda real e a distribuímos através do Bancos do Federal Reserve”, afirmou Powell.
Quando perguntado por Pelley se o Fed poderia fazer mais durante a pandemia, Powell disse que “não estava sem munição a longo prazo”. Ele destacou que, eventualmente, o banco poderia aumentar seus programas de empréstimos por “pelo tempo que fosse necessário”.
Muitos membros do chamado “Crypto Twitter” foram rápidos em comentar a fala do presidente do Fed. O podcaster Marty Bent disse que medidas inflacionárias como “[inundar] o sistema com dinheiro” eram mais difíceis de serem executadas com uma criptomoeda como o Bitcoin (BTC).
Outros, como o entusiasta das criptomoedas Nick Chong, foram mais taxativos e enxergaram uma “recomendação de compra” para o Bitcoin na fala de Powell. “Essa é uma maneira estranha de dizer ‘compre Bitcoin'”, disse Chong.
De fato, o tipo de estímulo monetário que Powell discute pode ter um impacto imediato nos mercados tradicionais. Entretanto, o mercado de criptoativos também pode ser beneficiado – e com maior intensidade.
Conforme relatou o CriptoFácil, o recente comportamento de alta do Bitcoin indica que o criptoativo está muito menos correlacionado com o mercado de ações do que era no início da pandemia.
Leia também: Ex-presidente do Banco Central da China afirma que yuan digital pode substituir o dinheiro vivo
Leia também: Telegram força investidores dos EUA a não investir na TON
Leia também: Senado dos EUA planeja utilizar blockchain em votações